São Paulo, quinta-feira, 26 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'A Viagem' é acusada de perturbar crianças

JAIR RATTNER
DE LISBOA

Depois de ter sido acusada de constituir má influência no suicídio de duas adolescentes em novembro, a novela "A Viagem" está sendo apontada por um psiquiatra português como responsável pelo medo que crianças sentem à noite.
O psiquiatra infantil Jorge Mira Coelho, do Porto, acusou a novela da Rede Globo de perturbar crianças com as cenas do vale dos suicidas. "Essas telenovelas cheias de fantasmas perturbam as crianças, e até os adultos ficam com medo", afirma.
Jorge Coelho está tratando três crianças entre 7 e 11 anos com problemas que, segundo ele, são derivados da novela. Conta que em alguns casos as crianças têm crises de pânico durante o dia e chegam a desenvolver fobia do escuro ou medo de dormir sozinhas.
Segundo Jorge Coelho, o problema é que "ficam passando essa xaropada dos espíritos, e os adultos não vêem juntos para explicar o que é real e o que não é". Ele afirma que as crianças dessa idade ainda não têm a capacidade de crítica, que só se forma entre os 12 e 13 anos.
Para o psiquiatra, só haveria uma solução: tirar as novelas do horário nobre, passando para um período em que só os adultos assistissem.
Não é a primeira vez que Jorge Coelho, 59, que exerce a psiquiatria infantil há 30 anos, critica a influência das novelas. Há quatro anos, responsabilizou a novela "Roque Santeiro" por difundir entre as crianças o medo dos lobisomens.

Texto Anterior: Redford tenta segundo prêmio dos diretores
Próximo Texto: Secretaria se afoga em dívidas atrasadas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.