São Paulo, quinta-feira, 26 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chegam em vídeo óperas com Luciano Pavarotti e Cecilia Bartoli

IRINEU FRANCO PERPETUO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Luciano Pavarotti, que chegou anteontem, e Cecilia Bartoli, em julho, são as principais atrações líricas a visitar o Brasil neste ano. Aproveitando a vinda destes cantores, a BMG lança em vídeo as óperas "Tosca", com Pavarotti, e "O Barbeiro de Sevilha", com Bartoli.
Ambas são filmagens de palco, sendo "Tosca" de 1993 e o "Barbeiro" de 88. As cópias estão legendadas em português, embora, no "Barbeiro", as legendas em nossa língua, em amarelo, se sobreponham às legendas em inglês, em branco.
O vídeo de "Tosca", de Puccini, é uma filmagem –cuja edição deixa a desejar– da Rai Due de uma encenação de gala ocorrida em Roma. Na platéia, ilustres políticos europeus como François Miterrand e Helmut Kohl.
Raina Kabaivanska não possui mais o mesmo vigor e o fraseado às vezes falha. Cenicamente, entretanto, ainda é uma presença forte e sua Tosca é plenamente convincente.
Mais equilibrada é a montagem de Colônia de "O Barbeiro de Sevilha". A começar pelo maestro Gabriele Ferro. Cecilia Bartoli é o destaque, com sua completa correspondência à descrição que Figaro faz de seu personagem, Rosina: "Gordinha, geniosa, faces rosadas, cabelos negros, mãos que falam, olhos que inamoram".
Há mais. Há a enorme facilidade da mezzo-soprano para cantar coloraturas, que a transformam em uma das maiores intérpretes rossinianas da atualidade.
Gino Quilico é um Figaro vocalmente limitado. No vídeo, entretanto, seu histrionismo cênico acaba convencendo.
O vídeo funciona, mas perde para outras alternativas do mercado. Como a excelente filmagem de Ponnelle regida por Claudio Abbado, com Herman Prey, Tereza Berganza e Luigi Alva.

Vídeos: "Tosca" e "Il Barbiere di Siviglia"
Lançamento: BMG Vídeo
Distribuição: United Films

Texto Anterior: Teatro perde funcionários
Próximo Texto: TVs pagas investem na música clássica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.