São Paulo, quinta-feira, 26 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Tchetchenos abatem dois helicópteros

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Dois helicópteros russos foram derrubados ontem por soldados tchetchenos quando sobrevoavam as cercanias de Grozni, a capital da República da Tchetchênia, segundo informações divulgadas por uma rede de televisão.
Os helicópteros Mi-24 foram abatidos a 3 km da capital. Os seis militares russos que estavam nas aeronaves morreram.
Os helicópteros teriam saído de Mozdok, na vizinha Ossétia do Norte, onde os russos instalaram seu comando militar para a guerra da Tchetchênia, que se declarou independente da Rússia em 1991.
O Exército russo atacou Grozni fortemente ontem, inclusive com mísseis. O bombardeio se concentrou em uma área residencial no sul da cidade.
Os russos sitiaram a praça Minutka, principal ponto de concentração das forças separatistas.
A artilharia russa atacou ainda a cidade de Alkhan-Kala, ao sul da capital.
Um avião russo bombardeou ontem a aldeia de Arshti, na Inguchétia, república vizinha da Tchetchênia. Um grupo de senadores russos disse que o ataque causou graves danos materiais.
O senador Pavel Shtein afirmou que o que está ocorrendo aqui não tem nada a ver com reestabelecimento da ordem constitucional. É um genocídio.
A Rússia informou ontem que a ofensiva militar de sete semanas está essencialmente concluída e que por isso será substituída por uma operação de polícia. As tropas russas continuarão na região.
Segundo analistas, foi uma manobra de Ieltsin para proteger o ministro da Defesa, Pavel Grachev, desgastado pelas críticas à operação ma Tchetchênia.
Uma agência de notícias russa divulgou informação de que a defesa aérea da Rússia teria abatido um míssil disparado do norte da Europa. A informação, desmentida mais tarde, causou alarme.
O fotógrafo norte-americano Luke Delahue, que havia desaparecido há dez dias, reapareceu ontem em Mozdok, na Ossétia do Norte, informou o porta-voz do governo russo.

Texto Anterior: Tráfico colabora há vários anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.