São Paulo, quinta-feira, 26 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Barragens viram 'praias'

CARLOS KAUFFMANN
DO ENVIADO ESPECIAL

O sertão que virou mar com a construção de várias barragens para hidrelétricas podem virar balneários no Paraná.
Segundo o governador Jaime Lerner, 56, várias usinas deixaram verdadeiras cidades, utilizadas para a construção das barragens, que hoje estão abandonadas.
A idéia é aproveitar essa infra-estrutura urbana para colônias de férias e como centros de ecoturismo, que teriam como atração trechos florestais preservados nas vizinhanças das barragens.
A primeira represa a ser transformada em balneário é Foz do Areia, no rio Iguaçu (região sul do Estado), que tem uma cidade para 12 mil habitantes desativada.

Costa Oeste
Outra região na mira do governo paranaense é a de Foz do Iguaçu, no oeste do Estado. A cidade, que atrai cerca de 1 milhão de visitantes por ano, tem uma média pífia de permanência do turista: um dia.
As propostas para reter o visitante por pelo menos três dias, segundo Silvio Barros, incluem a criação de projetos turísticos nos municípios ao longo da represa de Itaipu.
Entre eles estão os parques temáticos. "Os fundos de pensão estão interessados em investir nessa área", diz Barros.
O Mercosul pode contribuir para aumentar a importância da região. Em dezembro, o governador Lerner propôs a construção da sede do parlamento do mercado comum no Marco das Três Fronteiras, perto do centro de Foz.
(CK)

Texto Anterior: Curitiba quer preencher vazio cultural
Próximo Texto: Descontos nos vôos domésticos chegam a 30%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.