São Paulo, quinta-feira, 26 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alemães são campeões mundiais de viagem

MANOEL DIRCEU MARTINS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os alemães foram, no ano passado, novamente os campeões mundiais de viagens ao exterior.
Segundo a Organização Mundial de Turismo (OMT), os alemães empreenderam cerca de 65,2 milhões de passeios para fora do país, 4,2% a mais do que o seu próprio recorde de 93.
Em segundo lugar ficaram os norte-americanos, com 47,3 milhões de viagens, seguidos pelos britânicos (34,2 milhões), canadenses e italianos.
Os franceses e os japoneses completam a lista dos povos que mais viajam pelo mundo.
Estes sete países perfazem 30% do turismo mundial. De acordo com os números da organização de turismo, com sede em Madri, o movimento internacional cresceu 3% no ano passado.
O principal motivo foi a recuperação econômica dos países industrializados.
O alvo preferido dos alemães foi a vizinha França, depois a Itália. Os Estados Unidos, a antiga preferência nacional, ficou em quinto lugar.

Interesse cultural
Segundo o pesquisador Albrecht Steinecke, da cidade de Trier –a mais velha da Alemanha– ,os moradores da parte leste, ex-socialista, demonstram maior interesse pelas particularidades culturais dos países que visitam do que seus compatriotas ocidentais.
Apesar do título mundial em viagens para fora, cerca de um terço dos alemães passam as férias viajando dentro do próprio país.
Para o Instituto do Turismo, isto representa uma enorme chance de mercado. Se fosse calculado em dinheiro, o valor empregado pelos alemães em viagens chegaria a dezenas de bilhões de dólares.

Os mais visitados
Como nos anos anteriores, a Europa foi o continente mais visitado, recebendo 315 milhões de turistas em 94.
As Américas vêm em seguida, com 108,5 milhões. O fluxo para a América do Sul, Caribe, Austrália e Nova Zelândia cresceu e tem tendência positiva para os próximos anos.
O Oriente Médio foi a única região a apresentar retração do turismo. O número de viajantes diminuiu 4%, totalizando cerca de 8 milhões de viagens.

Texto Anterior: Música motiva orgulho nacional cabo-verdiano
Próximo Texto: BH reúne 500 produtos caseiros de Minas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.