São Paulo, sábado, 28 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Socióloga acerta colaboração do IBGE para o combate à miséria

DA SUCURSAL DO RIO

A secretária-executiva do Programa Comunidade Solidária, a socióloga Anna Peliano, esteve ontem na sede do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para acertar a participação do instituto nas atividades de combate à miséria coordenadas pelo Comunidade Solidária.
Peliano disse que espera contar com cerca de R$ 3 bilhões para os programas sociais que serão gerenciados pelo Comunidade Solidária. Esses recursos estão previstos no Orçamento da União para 95.
Segundo ela, o ministro do Planejamento, José Serra, não vai cortar as verbas previstas no Orçamento para o combate à miséria.
O Comunidade Solidária não terá uma função "propriamente executiva", segundo Peliano, mas vai acompanhar as ações de combate à pobreza junto aos ministérios.
"Nossa principal função será a de criar parcerias entre governo federal e Estados, municípios e sociedade civil para o controle e fiscalização dos recursos disponíveis", afirmou.
Peliano disse que está acompanhamento a distribuição de alimentos no Vale do Jequitinhonha (MG). Está prevista a distribuição de 40 mil toneladas de alimentos (arroz, milho e trigo), que fazem parte dos estoques do governo.
O presidente do IBGE, o sociólogo Simon Schwartzman, apresentou os dados da pesquisa "Condição de Vida das Crianças de 0 a 6 anos no Brasil".
A partir dessa pesquisa e do Mapa da Fome, feito pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Peliano quer incrementar dois programas de assistência à infância já existentes. São eles: o Programa de Alimentação e Assistência às Crianças e Gestantes, vinculado ao Ministério da Saúde, e o Programa da Merenda Escolar, do Ministério da Educação.
Schwartzman anunciou que o IBGE vai desenvolver este ano, com recursos do Banco Mundial, uma pesquisa sobre qualidade de vida em pequenos municípios.

Texto Anterior: Para PT, a reforma tributária é prioritária ;PT critica imobilismo e pede reforma tributária
Próximo Texto: Ministro da Agricultura fecha a compra de 49% das ações da CNT
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.