São Paulo, sábado, 28 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro da Agricultura fecha a compra de 49% das ações da CNT

CARI RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Agricultura, José Eduardo Andrade Vieira, comprou aproximadamente 49% das ações da CNT (Central Nacional de Televisão do Paraná) do Paraná.
O negócio foi confirmado ontem à Folha pelo empresário José Carlos Martinez. O valor da compra não foi revelado por Martinez, que continua com o controle acionário da CNT. Agora, o empresário paranaense e o ministro são os dois únicos sócios da rede.
Andrade Vieira, um dos controladores do banco Bamerindus, comprou a participação na CNT como pessoa física. Mesmo assim, ele criou certo constrangimento dentro do governo.
O ministro das Comunicações, Sérgio Motta, havia formado um grupo de trabalho para estudar novas regras para concessão de canais de rádio e TV. O objetivo do governo é que critérios técnicos e não políticos determinem as escolhas para concessões.
Se o ministro da Agricultura tivesse adquirido o controle acionário (mais de 50% das ações) da CNT, a transferência teria que passar pela aprovação do presidente. Isso é o que diz o artigo 90 do regulamento de radiodifusão.
O ministro das Comunicações não quis falar sobre o assunto. Segundo a assessoria de imprensa, Motta vai se manifestar quando a compra for oficializada.
O Ministério das Comunicações planeja mudar as regras para transferência, renovação e novas concessões nos próximos 50 dias. O governo promete evitar a concentração de emissoras de rádio e TV. O ministro da Agricultura já detém parte do capital de quatro veículos de comunicação no Paraná.
A nova administração da CNT será exercida por um conselho de quatro pessoas: duas indicadas por Vieira e duas por Martinez.
O ministro da Agricultura nomeou um parente para o conselho, José Antônio Vieira Filho, e o jornalista Mauro Guimarães, informou Martinez. Vieira Filho terá o cargo de superintendente. Martinez continua na presidência.

Texto Anterior: Socióloga acerta colaboração do IBGE para o combate à miséria
Próximo Texto: Inativos já respondem por 47% da folha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.