São Paulo, sábado, 28 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Ginástica parcelada' faz bem à saúde

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Trinta minutos de atividade física moderada parcelados ao longo do dia podem ser tão benéficos quanto uma sessão única de exercícios, de acordo com artigo publicado na revista da Associação Médica Americana.
A conclusão foi obtida por especialistas reunidos pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) e pela Faculdade de Medicina Esportiva Americana.
Eles revisaram diversas recomendações existentes sobre o assunto por dois dias antes de confirmar a suas validades.
O relatório conclui que, se pessoas que levam uma vida sedentária adotassem um estilo de vida mais ativo, trariam grande benefício à saúde pública e ao bem-estar pessoal.
"Uma vida ativa não implica um programa de exercícios vigoroso e organizado", escreveram os especialistas.
"Pelo contrário, pequenas mudanças que aumentam a atividade física diária permitem que pessoas reduzam o risco de doenças crônicas de coração e contribuam para melhorar a qualidade de vida".
Os especialista recomendam que um adulto acumule 30 minutos ou mais de atividade física moderada por dia, de preferência em todos os dias da semana.
Os 30 minutos não precisam, entretanto, serem atingidos de uma só vez.
Eles podem ser acumulados em diversos turnos de exercícios no decorrer do dia.
As atividades diárias devem ser equivalentes a uma caminhada vigorosa de 3,5 quilômetros.
Outros exemplos simples dados pelos pesquisadores são: subir escadas em vez de usar elevadores, caminhar pequenas distâncias no lugar de usar o carro e usar uma bicicleta ergométrica enquanto se assiste televisão.
Brincar com crianças, dançar ou limpar a casa também servem como "esporte", se essas atividades forem realizadas em um ritmo equivalente ao de uma caminhada rápida.
As novas recomendações, segundo os médicos, partem do modelo tradicional de 'ginástica-boa forma' para o paradigma 'atividade física-saúde'.
Para os especialistas, a quantidade de exercícios realizados é mais importante que a maneira como eles são feitos.
Eles advertem, todavia, que homens com mais de 40 anos e mulheres com mais de 50 devem consultar um médico antes de adotar algum programa de "ginástica parcelada".

Texto Anterior: Simon diz que Sarney quer Senado como trampolim para Presidência
Próximo Texto: Droga ajudaria bactéria assassina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.