São Paulo, sábado, 28 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cresce número de publicações especializadas em futebol

DA REPORTAGEM LOCAL

O início do Campeonato Paulista coincide com a expansão do número de revistas especializadas em futebol.
Animados com o sucesso do Brasil na Copa dos EUA, o Corinthians e o Palmeiras se aliaram a grupos editoriais e lançaram, ainda no final do ano passado, revistas com seus nomes.
A "Corinthians em Revista", mensal, dedica a maioria de suas páginas ao futebol.
Para não ser confundida com uma revista exclusivamente para torcedores corintianos, porém, seus editores resolveram diversificar a pauta com outros esportes.
A mesma filosofia foi seguida pelo editor da "Revista do Palmeiras", Marco Aurélio Klein, que colocou o atacante Giovane –da equipe palmeirense de vôlei– na capa de sua primeira edição.
O sucesso da revista animou o editor, que já tem planos para lançar publicações para o Flamengo (RJ) e o Sport (Recife).
Certos mesmo, no entanto, são os lançamentos da "Revista do Futebol", da editora Ampla, e da nova "Placar", da Abril.
As duas serão mensais, integralmente dedicadas ao futebol e, portanto, concorrentes diretas.
Nenhuma delas promete a cobertura detalhada do Campeonato Paulista, mas admitem fazer reportagens especiais com os destaques da competição.
"A ânsia de cobrir eventos foi uma das causas da decadência das revistas de futebol no passado", disse o jornalista Odir Cunha, editor da "Revista do Futebol".
"O leitor já tinha ouvido os jogo no rádio, visto os gols na TV e comprado os jornais do dia seguinte. Não havia mais informação para dar", explicou.
Cunha optou por matérias técnicas, abordando as regras e a própria maneira de se jogar futebol –o ex-jogador Rivelino dará um curso pela revista.
Já a "Placar", comandada pelo jornalista Juca Kfouri, volta a ter periodicidade e vai se dedicar a um público entre 13 de 20 anos.
Segundo o redator-chefe da revista, Luis Estevam Pereira, haverá um encarte noticioso na publicação no qual haverá uma pequena cobertura dos campeonatos regionais.
A "Placar" também deve lançar seis revistas temáticas durante 95. Os temas serão um guia do Campeonato Brasileiro, os campeões regionais, o campeão brasileiro, um balanço do Brasileiro, os 25 anos da Placar e o "quem é quem" do futebol.

Texto Anterior: TV mostra jogos 4 vezes por semana
Próximo Texto: XERIFE DO BANCO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.