São Paulo, sábado, 28 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA e Vietnã assinam acordo diplomático

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Estados Unidos e Vietnã assinam hoje em Hanói acordo de restituição recíproca de propriedades diplomáticas nos dois países.
Em seguida, um escritório diplomático norte-americano será aberto na capital vietnamita.
É a primeira vez desde o final da Guerra do Vietnã que os ex-inimigos trocam representantes diplomáticos. Também hoje o Vietnã inaugura escritório oficial em Washington.
Há um ano, o governo norte-americano levantou o embargo econômico que haviam imposto ao Vietnã em 1975. Em dezembro, negociações para a troca de representações foram iniciadas.
Morreram 58.151 norte-americanos no Vietnã e 153.303 ficaram feridos durante os 12 anos em que forças militares dos Estados Unidos atuaram naquele país.
Cerca de 8,7 milhões de soldados dos EUA atuaram no Vietnã.
O escritório diplomático norte-americano em Hanói vai funcionar no mesmo edifício em que era sediado o consulado dos EUA naquela cidade, fechado em 1954, quando o Partido Comunista assumiu o governo do norte do Vietnã.
O próximo passo será a troca de embaixadores, que poderá acontecer no ano que vem.

Texto Anterior: Tempestades matam 14 na Europa ocidental
Próximo Texto: Suicídio e estresse fazem vítimas do terremoto pedir auxílio psicológico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.