São Paulo, domingo, 29 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doença que causa cegueira atinge 65% dos ianomâmis, diz pesquisa

ANDRÉ LOZANO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

Mais da metade dos índios ianomâmi de Roraima, na fronteira com a Venezuela, corre o risco de perder a visão por causa da oncocercose ocular.
A doença já causou cegueira em 500 mil africanos, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) e atinge 65,37% dos ianomâmis, segundo estudo do oftalmologista Cláudio do Carmo Chaves, professor da Universidade do Amazonas.
A oncocercose é uma doença infecciosa crônica causada por um verme (Onchocerca volvulus) transmitido por mosquitos, dos quais o mais comum é o borrachudo. Causa irritações na pele e quando atinge os olhos pode provocar cegueira.
As conclusões do estudo são resultado de dois anos de pesquisa feita por Chaves entre os índios.
O levantamento consta de sua tese de doutorado defendida em dezembro passado no Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Chaves estudou a doença em 410 ianomâmis (7% da população total) distribuídos em 16 aldeias.
Exames microscópicos demonstraram que 74,63% dos índios tinham a pele infectada pela doença.
A oncocercose ocular, o caso mais grave da doença, atinge mais de 65% dos ianomâmis, que, segundo o médico, poderão perder a visão nos próximos dez anos.
Pesquisa realizada por Cláudio Chaves em 1984 em uma aldeia ianomâmi revelou que naquele ano 5,26% dos índios eram portadores da oncocercose ocular.
Segundo Chaves, a característica nômade do povo ianomâmi dificulta a localização dos índios para o tratamento da doença.
O ofalmologista disse que ainda não foi registrado nenhum caso de cegueira causado pela oncocercose ocular entre os ianomâmis.
O motivo, segundo ele, é a baixa longevidade desse povo indígena (em média, 40 anos). Como a doença pode levar à cegueira em dez anos, o índio infectado tem grandes chances de morrer antes de ficar cego.

Texto Anterior: Comerciante emprega dois em SP
Próximo Texto: Verme pode se disseminar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.