São Paulo, domingo, 29 de janeiro de 1995
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Grupo Regino muda e recebe ISO 9000

FRANCISCA RODRIGUES

ESTRUTURA
O Grupo Regino está estruturado hoje em cinco unidades de negócios.
1) GM – concessionária Regino Veículos. Uma das dez maiores concessionárias GM no país, possui ainda a assistência técnica Master Fit, a primeira de São Paulo. Com 220 funcionários, esta unidade fechou 94 com um faturamento de cerca de US$ 32 milhões e venda mensal de 140 carros. Este ano inaugura nova loja com investimentos de US$ 1 milhão. Com isso o volume de vendas deve somar 400 carros por mês, com um faturamento estimado em US$ 40 milhões.
2) BMW – A Regino Import, importadora oficial da marca alemã para o Brasil, engloba a concessionária Deck. Ambas somam 155 funcionários e faturaram US$ 250 milhões em 94, com a venda de 350 veículos e 140 motos no ano. A previsão para 95 é vender 4.600 veículos e 300 motos, faturando US$ 300 milhões.
3) Hyndai – A HMB Veículos foi constituída no final de setembro de 94, após concorrência estabelecida pelo Grupo Hyundai da Coréia, para a escolha de um novo representante da marca para o Brasil. A Regino investiu inicialmente US$ 10 milhões (entre instalações, capital de giro e marketing) e prevê um faturamento de US$ 100 milhões em 95, com a venda de 6.000 veículos.
4) Ferrari, Rolls-Royce/Bentley – A Via Reggio, no mercado desde o final de 93, faturou US$ 6 milhões em 94, vendendo 29 carros, sendo a maioria Ferrari. A empresa é uma das dez maiores vendedoras da marca esportiva italiana no mundo. A previsão para 95 é de comercializar 40 Ferrari e faturar US$ 10 milhões. Quando foi adquirida a representação da marca, a expectativa era vender, no máximo 12. Acabou vendendo 25 Ferrari em 94.
5) Finanças – Integrada pelo Consórcio Nacional Regino, há seis anos em operação, entregou 350 BMW. Este ano, esta unidade será completada pela Regino Crédito Financiamento e Investimento, já autorizado pelo Banco Central e que tem como finalidade o financiamento dos produtos comercializados pelo grupo.

O GRUPO
O grupo é uma organização matricial, na qual as diretorias financeira, jurídica, assuntos corporativos, técnica e administrativa interagem diretamente com os diretores operacionais de cada unidade de negócios. Há três vice-presidências integradas pelos três irmãos Regino. O grupo tem ainda um projeto agropecuário no Mato Grosso e uma empresa de turismo, a Regino Turismo, únicas do grupo fora do ramo automobilístico.

REDEFINIÇÃO
Nosso lema é todo poder ao dirigente, pois é ele quem gera lucro, compromete o investimento e pode gastar. Passamos a fazer um processo de reestudar os negócios, com o fechamento de quatro empresas que não agregavam valores significativos na nossa rentabilidade. Decidimos então, centrar todas as nossas energias nas cinco unidades de negócios que foram redefinidas.

FATURAMENTO
O nosso faturamento em 94 foi de US$ 250 milhões e em 95 estimamos US$ 450 milhões. Mas depende do desempenho de dois modelos. A BMW compact e a linha Axent, da Hyundai. Se nos entregarem tudo o que foi pedido, esse faturamento será superado em até US$ 100 milhões.

CERTIFICAÇÃO
A empresa deve receber em abril, o certificado ISO 9000 na área de serviços da marca BMW. Com isso, será a primeira no segmento de importação de veículos que vai obter essa certificação. A empresa, para obter essa certificação é acompanhada por consultores especialistas em cada área de atuação da empresa, acompanhando a metodologia de trabalho e indicam eventualmente, correção de rumos e aperfeiçoamento de determinadas ações. A empresa iniciou com a marca BMW, mas vai estender a especialização para as outras marcas com as quais trabalha. A certificação vai ajudar em vários aspectos no relacionamento com o fabricante no que diz respeito ao fornecimento de automóveis, peças, treinamento e condições comerciais melhores.

REESTRUTURAÇÃO
Em função do tamanho e das responsabilidades que o grupo passou a representar no mercado brasileiro, a família decidiu profissionalizar a holding familiar, a Treviso. Para isso criou as quatro diretorias citadas anteriormente. É uma espécie de terceirização "dentro de casa", que permite o controle total da eficiência, qualidade da prestação de serviços e adequação ideal à filosofia empresarial do grupo. A cargo da Treviso estão todos os serviços operacionais, desde segurança e limpeza das diversas instalações, até serviços administrativos terceirizados.

MUDANÇAS
Estudos de uma consultoria especializada em mudança empresarial constatou que havia 173 funções diferentes no grupo e oito níveis hierárquicos. Hoje as funções estão sendo reduzidas para 80 e os níveis hierárquicos para três: diretor, gerente e supervisor (incluindo aqui a figura de assistente e auxiliar). As mudanças achataram a pirâmide e agilizaram a comunicação dentro da empresa. O problema do cliente atualmente é resolvido de forma rápida. Em todo o grupo há um quadro com sete tópicos sobre a visão de negócio que começa com o que entendemos como atendimento ao cliente e termina com aquilo que entendemos que é satisfação e bem-estar para mim pessoalmente como funcionário, que fala sobre tudo, sobre fornecedor, lucro, satisfação do cliente etc.

MOVIMENTO 2004
Desde 93, o Grupo Regino deu início a um movimento de reestruração interna objetivando adequar-se aos desafios futuros e às metas traçadas para a próxima década: O Movimento Regino 2004 que visa adequar a empresa e seus profissionais às metas para o ano 2.000 onde são colocadas todas as atividades voltadas para fomentar o negócio. Detectamos necessidade de autocapacitação, reciclagem, captação de novos talentos.

PLANO DE CARREIRA
Com a otimização dos recursos humanos e administrativos, está sendo implementado o plano de carreira para todos os funcionários e também o plano de cargos e salários, com remuneração variável para todos. O funcionário terá um salário fixo e um percentual restante que vai variar de acordo com a contribuição dada por ele para o lucro. Haverá apenas nove faixas de salários que contemplam os três níveis (diretor, gerente e supervisor), que serão públicos para todos os funcionários, pois serão fixados em cada unidade da empresa. Em cada unidade tem um outdoor com as faixas de salários, a descrição do que precisa para pular de cargo e ainda os objetivos do ano, quantificado de forma que cada funcionário possa entender.

CAPACITAÇÃO
Começou um processo interno de capacitação com os gerentes –a grande massa crítica da empresa. Mudamos a terminologia. Hoje não existem mais gerentes e sim dirigentes. Não confundimos mais o tocar o negócio com o sentido de posse. Quem tem a posse da empresa são os funcionários e não os proprietários.

SEMINÁRIOS
São feitos seminários específicos que tendem a capacitar os dirigentes de todas as unidades de negócios a terem outra postura diante do mercado, pois eles são de uma cultura anterior à abertura das importações. Essa é a ponta de toque de todas as análises do grupo. E nosso grupo representa os três grandes blocos comerciais do mundo: europeu, americano e oriental. Isso nos força a trabalhar com métodos de administração de culturas diferentes e, consequentemente, temos que ser multidisciplinares, com grandes desafios a serem enfrentados pelos funcionários.

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