São Paulo, domingo, 29 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa adota estilo japonês

DA REPORTAGEM LOCAL

A empresa que quiser aumentar a produtividade e se tornar mais competitiva tem que mudar o estilo de gerenciamento e passar a se preocupar mais com seus recursos humanos.
A empresa deve definir o seu crescimento com segurança, tendo em vista a realização plena do funcionário. Esta é a receita adotada pela Andrade Gutierrez, a maior empresa brasileira de construção pesada por patrimônio nos últimos cinco anos e que está entre as maiores por faturamento, segundo Valério Rodrigues Cipriano, diretor de Obras e coordenador do Programa de Qualidade.
Cipriano participou do ciclo de palestras "A Busca da Qualidade Total", que a Folha realiza às segundas-feiras em seu auditório.
A Andrade Gutierrez implantou o programa de qualidade no início de 1990 – o AG 2.000– quando decidiu revisar seu programa em função da conjuntura difícil na década de 80.
A Gutierrez adotou um programa de qualidade no estilo japonês, cujo princípio básico são os cinco "S".
Os cinco "S" são cinco palavras japonesas implantadas no Japão no período pós-guerra e foram traduzidas para o Brasil como cinco sensos: de utilização, ordem, limpeza, autodisciplina e saúde.
Um programa de qualidade só dará resultado se os funcionários tiverem os cinco "S" bem preparados, afirma Cipriano. Depois de bem fundamentado, a empresa desenvolveu a segunda fase do programa japonês que é o GQT (Gestão da Qualidade Total).
O GQT é o uso de ferramentas para melhorar o gerenciamento e tem como consequência a realização e crescimento do ser humano.
A Gutierrez, que tem mais de 15 mil funcionários, enfrenta um grande problema para implantar o programa: a rotatividade de pessoal, além de culturas diferentes, já que atua em diversos países. Mesmo assim, a empresa resolveu investir nesse pessoal.
O programa já apresenta resultados satisfatórios. O diretor da Gutierrez calcula uma economia em torno de 10% nos custos diretos de execução de obras desde a implantação do programa.

Texto Anterior: Grupo Regino muda e recebe ISO 9000
Próximo Texto: Qualidade é óbvia, defende a Texaco Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.