São Paulo, domingo, 29 de janeiro de 1995 |
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Analista de marketing cria confusão ao misturar itens
DA REPORTAGEM LOCAL A ordem em que os itens aparecem em um currículo tem basicamente duas finalidades: facilitar a leitura e destacar informações importantes.Dados pessoais –nome, endereço, telefone, nacionalidade e estado civil– devem aparecer no alto da primeira página. A seguir, é recomendável indicar o objetivo profissional –áreas, cargos ou até o tipo de empresas onde prefere trabalhar. O terceiro tópico deve ser um resumo das principais qualificações –conhecimentos, experiências e habilidades pessoais e profissionais. Redigidos no início do currículo, esses itens facilitam a consulta do selecionador, que não precisa ler todo o documento para definir o perfil do profissional e pode localizá-lo facilmente. O analista de marketing Sergio Santis Beu optou por iniciar o currículo com sua formação acadêmica e encerrá-lo com os dados pessoais. "Priorizar a formação escolar é indicado para pessoas em início de carreira, que não têm experiência profissional para ressaltar", diz Gilberto de Moraes, 35, diretor da Laerte Cordeiro e Associados, consultoria em recolocação. Mesmo nesse caso, os dados pessoais devem compor o cabeçalho da primeira página (veja fac símile do currículo e sugestões do consultor no quadro ao lado). Moraes acha que o leitor deve melhorar o aspecto visual do currículo. "Afinal, trata-se de um profissional de marketing que deve se esforçar mais do que ninguém para vender uma boa imagem." Leitores podem enviar seus currículos, que serão selecionados exclusivamente para análise por consultores e publicação nesta seção, para o caderno Empregos - Seção "Seu Currículo" –al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP. A Redação considera que o autor do currículo consente com a publicação parcial ou total das informações nele contidas. Texto Anterior: CCAA recruta professores em SP Próximo Texto: Empresa transforma saúde em negócio Índice |
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