São Paulo, domingo, 29 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comprador deve ter cuidado na escolha

CLÁUDIA RIBEIRO MESQUITA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os dois principais cuidados que um comprador de apartamento por preço de custo deve ter são verificar idoneidade da construtora e a formação de grupo com mesmo poder aquisitivo.
Essas duas medidas podem evitar futuros aborrecimentos durante a construção, como controle das contas ou falta de dinheiro.
A checagem da construtora a ser escolhida pode ser feita através dos órgãos que disciplinam e fiscalizam obras, como prefeitura, através da Secretaria Municipal de Habitação ou Administrações Regionais.
Outra fonte de informações é o Procon (Coordenadoria de Defesa do Consumidor), que registra reclamações contra empresas que prejudicam seus clientes.
O consumidor pode ainda recorrer a conselhos de ética de órgãos de classe, como Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) ou ao Creci (Conselho Regional dos Corretores de Imóveis) (veja Telefones Úteis à pág. 10-2).
Outra medida recomendável é visitar os empreendimentos construídos por ela e obter informações com os moradores desses imóveis.
João Maurício Guimarães Jr., da Júlio Bogoricin, entende que o sistema pode gerar conflito de interesses. "Quem compra para morar quer um tipo de acabamento diferente de quem compra para investir", afirma.
O sistema permite flexibilidade de ajuste de projeto durante a obra e alteração de cronograma e variação no prazo de entrega, medidas que podem acabar onerando o bolso do proprietário.
Além disso, é preciso estar preparado para quitar o imóvel até o final da obra e contar com eventual inadimplência dos vizinhos.
"Lucros ou prejuízos ficam na conta do comprador", diz Fábio Rossi Filho, 28, gerente de marketing da Itaplan.
(CRM)

Texto Anterior: Samba fala do bairro
Próximo Texto: Sistema capta recurso direto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.