São Paulo, domingo, 29 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Sistema capta recurso direto

CLÁUDIA RIBEIRO MESQUITA
DA REPORTAGEM LOCAL

O sistema de preço de custo é uma forma de venda de imóvel utilizado por construtoras para captar recursos diretos do comprador durante a obra.
A empresa pode comprar um terreno de interesse de um grupo de compradores, que, por exemplo, quer morar em um determinado bairro.
Os compradores formam um grupo –de colegas ou amigos– e procuram uma construtora. Ou entram em grupos formados pelas empresas.
Uma assembléia define o andamento da obra e nomeia uma comissão de representantes junto à construtora.
Essa comissão vai acompanhar o desenvolvimento da construção. O pagamento das mensalidades é feito de acordo com um cronograma das obras.
A flexibilidade é a característica do preço de custo. Alteração de prazos de pagamento e de entrega, adequação de custos aos recursos e personalização de projeto sempre são medidas possíveis.
Por isso, é importante trabalhar com previsões de gastos.
A idéia é que a incorporadora/construtora ofereça infra-estrutura, orientação e administração para que a obra transcorra sem grandes sustos.
A comissão deve funcionar como um conselho curador e fazer a interface entre a construtora e o grupo.
O tipo de venda mais usado no mercado é o preço fechado.
Nesse caso, o apartamento é vendido por um preço pré-determinado, como qualquer produto industrializado (do sabonete ao automóvel). Assim, o comprador sabe o preço final do imóvel.

Texto Anterior: Comprador deve ter cuidado na escolha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.