São Paulo, domingo, 29 de janeiro de 1995
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O paraíso perdido

SÉRGIO AUGUSTO
DA SUCURSAL DO RIO

Em Maine, sua terra natal, Ford ambientou apenas um filme, "Romance de um Pintor Célebre". Por considerar-se um irlandês casualmente nascido na costa leste dos EUA, fez da pátria de seus ancestrais um ponto de referência só menos importante e frequente em sua obra que as pradarias do velho Oeste. "É um lugar duro e cruel", dizia ele da Irlanda, onde estudou alguns meses na infância. Ainda assim, não se furtou a retratá-la como um paraíso perdido em "Depois do Vendaval".
Engajado na luta separatista irlandesa (costumava enviar donativos ao IRA, Exército Revolucionário Irlandês), a ela dedicou um longa ("Jornadas Amargas") e o curta que fechava "The Rising of the Moon", o primeiro inspirado numa peça de Sean O'Casey, cuja juventude, aliás, retratou em "Rebelde Sonhador", seu último filme irlandês.
Já em seu "début" como diretor, "O Furacão", Ford tocava de leve na Irlanda: era lá que vivia a mãe do herói, sem dinheiro suficiente para comprar a casa onde morava. Nove anos mais tarde, Janet Gaynor e Leslie Fenton percorriam em "A Folha de Trevo" o caminho inverso do que John Wayne faria em "Depois do Vendaval"; ou seja, a exemplo da família de "Minha Mãe", trocavam a Irlanda pela América.
Para desmascarar e pôr as mãos no vigarista de "Justiça e Amor", Victor McLaglen tinha de ir a Dublin. Uma Dublin de estúdio, pouco menos expressionista do que aquela onde, sete anos depois, McLaglen alcançaria o apogeu de sua carreira, encarnando Gypo Nolan, o dostoievskiano dedo-duro de "O Delator". McLaglen era inglês de sangue irlandês. Maureen O'Hara, a atriz favorita de Ford e irmã de McLaglen em "Depois do Vendaval", era mesmo irlandesa, assim como seu irmão Charles FitzSimmons.
Numa de suas idas a Dublin, Ford tornou-se íntimo dos integrantes do Abbey Theatre, o grupo teatral mais tradicional do pais, e com vários deles (Arthur Shields, Barry Fitzberald, Dennis O'Dea, Una O'Connor etc) recheou o elenco de "Jornadas Amargas".
Sem os atores do Abbey Theatre, com destaque para o exuberante Fitzgerald, "Depois do Vendaval" não teria resultado tão irlandês quanto precisava ser. Irlandês sobretudo no humor, zorrento e borracho, movido a sopapos, pontapés na bunda, cantorias e afagos exagerados. O humor fordiano por excelência, presente até em seus westerns e em suas fugas ocasionais para o Pacífico.
(SA)

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