São Paulo, domingo, 29 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Herói fordiano é messiânico

SERGIO AUGUSTO

Que características tem o herói fordiano? Quase sempre é um solitário, pois o isolamento e a auto-exclusão social são o preço que ele paga pelo seu obcecado apego a determinados princípios.
Seu senso de dever costuma beirar o fanatismo. Algo messiânico, acredita que pode purificar o mundo, reparar danos, curar doenças, restaurar honra, vingar crimes, aperfeiçoar a lei e impor ideais.
Não teme a morte e é capaz de aceitar o mais extremo sacrifício por uma causa, de que são exemplos notáveis os personagens de John Wayne em "O Homem que Matou o Facínora" e Anne Bancroft em "Sete Mulheres".
Ethan Edwards, o errante justiceiro vivido por Wayne em "Rastros de Ódio", é a síntese mais complexa e contraditória do "homo fordianus": um Ulisses sem Penélope, um missionário sem religião, um nômade a serviço do sedentarismo.
(SA)

Texto Anterior: Os projetos não-realizados
Próximo Texto: Uma tragédia americana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.