São Paulo, domingo, 29 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Como montar uma rotisseria?

Luceneide O. Nascimento - São Bernardo do Campo, SP
Abrir uma rotisseria requer um investimento inicial entre US$ 20 mil e US$ 30 mil. A verba deverá ser usada para compra de equipamentos e formação de um pequeno capital de giro.
Serão necessários dois fogões industriais de seis bocas, um fogão doméstico de quatro bocas, dois ou três freezeres com capacidade para 480 litros cada, uma geladeira, uma balança eletrônica, exaustores, prateleiras de aço, dois liquidificadores industriais, panelas, bujões de gás, vasilhames, balcão expositor com dez a 12 cubas térmicas, balcão expositor para frios e saladas, caixa registradora e máquina de selar embalagem.
Além do custo inicial, é preciso prever os gastos de funcionamento da empresa –custos fixos (aluguel, caso não possua imóvel próprio, honorários do contador, despesas com tarifas públicas, gastos com conservação, limpeza, manutenção, transporte, gás etc).
Gastos com despesas de pessoal e encargos sociais (cozinheira, saladeira, auxiliar de cozinha, copeiro, auxiliar de limpeza, gerente e caixa), além de custos de produção (matérias-primas e embalagens) também devem ser contabilizados.
A margem de lucro desse tipo de negócio é variável, geralmente fica entre 8% e 20%. O retorno do investimento demora de oito a 16 meses e o seu grau de risco é médio.
Apesar de aparentemente simples, a montagem de uma rotisseria deve ser planejada com cuidado. O empreendedor deve conhecer com detalhes o mercado consumidor, os fornecedores e a concorrência.
O imóvel deve estar localizado em área densamente povoada, em bairros residenciais de classe média, com fácil acesso. A área física deve ter cerca de 60 m2: (40 m2 para cozinha e depósito e 20 m2 para o salão de atendimento).
A linha básica de uma rotisseria é constituída, geralmente, por dez pratos quentes e até 15 saladas e pratos frios. Mas existem rotisserias que se especializam em um só tipo de prato, como por exemplo, massas.
Deve-se calcular, nos primeiros seis meses de funcionamento, a produção diária de 20 a 40 quilos de alimentos. Posteriormente, com a aceitação dos produtos, pode-se aumentar a produção e redefinir a linha básica do cardápio de acordo com as preferências de sua clientela.
As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem se enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Texto Anterior: Confaz altera modelo de nota fiscal para ICMS e IPI
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.