São Paulo, domingo, 29 de janeiro de 1995
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Quadriciclo garante pilotagem sem tombos

JOTA SANTANA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Pilotar um quadriciclo (espécie de moto de quatro rodas) é bem diferente do que guiar uma moto convencional, como é o caso do Kawasaki KSF 250-A8.
Em primeiro lugar, o equilíbrio para se manter em pé um veículo de duas rodas é substituído apenas pela preocupação de acionar os comandos. Porém, é preciso estar familiarizado com o veículo.
A melhor maneira de fazer curvas com o Bayou (nome dado pela fábrica a todos os integrantes da família de quatro rodas) é inclinando para dentro delas, com apenas duas rodas no chão.
Essa manobra exige força, habilidade e perfeito domínio da máquina para ser bem executada.
Qualquer falha ou erro na sincronização dos comandos pode comprometer a manobra e até provocar a capotagem.
Essa característica torna o Bayou praticamente impossível de ser dirigido no trânsito urbano. Cada esquina seria um desafio.
Por isso, sua principal vocação é o lazer. As areias da praia ou os terrenos acidentados das pistas e das trilhas são seu habitat natural.

Fora de estrada
Tudo no KSF 250-A8 é projetado para o uso fora de estrada. A estrutura é tão robusta que chega a ser rústica na aparência.
O acelerador não é do tipo convencional, acionado pela torção do manete, mas empurrando com o polegar uma alavanca colocada logo abaixo do punho.
A suspensão dianteira tem trabalho independente em cada roda, com braços oscilantes, amortecedores e molas específicos, garantindo a boa aderência dos pneus.
Pela sua própria construção robusta e pelos espaços de que dispõe para bagagens, também pode ser utilizado como veículo de transporte de pequenas cargas.
Para superar obstáculos mais fortes, vem com protetores especiais para as pernas e pés, isolando as rodas traseiras.

ONDE ENCONTRAR
SP-Kawasaki - rua Butantã, 481, Pinheiros (zona oeste de São Paulo), tel. (011) 816-5570.

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