São Paulo, segunda-feira, 30 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo e indústria discutem fiscalização; O NÚMERO; A FRASE; Aprovado teste para tratar HIV positivos; Ar poluído aumenta problemas do pulmão; Cães e gatos podem provocar alergias

JULIO ABRAMCZYK

Governo e indústria discutem fiscalização
O presidente da Associação das Indústrias Farmacêuticas, José Eduardo de Mello, deve se reunir amanhã com o secretário Nacional da Vigilância Sanitária, Elisaldo Carlini (foto). Mello vai oferecer apoio ao governo pela formação de uma equipe para fiscalizar os laboratórios.

O NÚMERO
1,6 ...mil notificações de casos de Aids (60%) foram feitas no estado de São Paulo, em dezembro, para o total de 2.071 para todo o Brasil.

A FRASE
"Nos países em desenvolvimento, dois terços das mortes ocorrem antes dos 65 anos de idade."
Do diretor geral da Organização Mundial da Saúde, Hiroshi nakajima, na sessão de instalação da 95ª Reunião do conselho Executivo da OMS, no dia 16, em Genebra, Suíça.

Aprovado teste para tratar HIV positivos
O cientista Jonas Salk, 81, que na década de 60 introduziu a primeira vacina injetável contra o poliomielite, recebeu finalmente aprovação da Food and Drug Administration (organismo oficial americano de controle de alimentos e medicamentos) para iniciar testes em larga escala com a vacina, cujos resultados preliminares apresentou há dois anos em Berlim, na Conferência Internacional sobre Aids. A vacina tem por finalidade tratar pacientes HIV positivos.

Ar poluído aumenta problemas no pulmão
Pesquisadores ingleses destacaram recentemente que as partículas ultra-finas de ar poluído das cidades são responsáveis pelo aumento da mortalidade por doenças do coração e pulmão. O professor Anthony Seaton e colaboradores da Universidade de Aberdeen relatam na revista "The Lancet" que essas partículas, originárias dos veículos a diesel, provocam reações pulmonares, piorando o quadro clínico de doentes com problemas nos pulmões e eventualmente levando a ataques cardíacos.

Cães e gatos podem provocar alergias
Quando as pessoas têm reações alérgicas e não descobrem a causa, a culpa pode ser dos pequenos animais domésticos. Geneviève Chêne, da Universidade de Bordeaux, encontrou anticorpos (substância produzida pelo organismo como reação à presença de corpos estranhos em seu interior) para um parasita encontrado nas fezes de cães e gatos e no sangue de pacientes portadores de urticária crônica. Para prevenir o problema, a médica recomenda tratamento anti-parasitário para os animais e evitar que eles frequentem a cozinha. Recomenda ainda aos donos de cães e gatos que lavem bem as mãos antes das refeições.

Texto Anterior: Provador de chocolate não pode fumar nem beber
Próximo Texto: Verão exige cuidado com carro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.