São Paulo, terça-feira, 31 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuidado faz perdas caírem

DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

Colher bem e com baixo índice de perdas não é difícil. Basta que o produtor regule corretamente sua colheitadeira, que tenha operador treinado e observe o grau de umidade dos grãos no momento da colheita.
Na fazenda experimental da Embrapa em Londrina, pesquisadores do CNPSo conseguiram reduzir as perdas a 0,5 saca por hectare.
Nos 300 hectares da fazenda da Embrapa, a colheita foi feita com teor de umidade dos grãos entre 14% e 16% e colheitadeira trabalhando a 4,5 km por hora.
A rotação do molinete em uma velocidade 20% superior à da máquina foi outro detalhe importante.
Segundo Nilton Pereira da Costa, o produtor deve considerar que mais de 80% das perdas acontecem "na plataforma de corte, o que pode ser evitado com cuidados mínimos".
Outro cuidado a ser observado pelo operador é em relação à regulagem dos mecanismos internos da colheitadeira (cilindro, côncavo, bandejão, saca-palhas e peneiras).
Em convênio com a SLC –indústria de máquinas agrícolas de Horizontina (RS)–, o CNPSo está distribuindo gratuitamente 20 mil manuais para uma boa colheita.
O manual mostra os problemas e as causas do desperdício na colheita e as soluções para evitá-los.
Junto, o produtor recebe um copo volumétrico, que mede o nível de desperdício da colheita.
Os produtores interessados podem pedir o manual e o copo medidor para o CNPSo em Londrina. São cobradas apenas as despesas de correio.

ONDE SABER MAIS
CNPSo (Centro Nacional de Pesquisa de Soja, Londrina (PR). Tel. (043) 320-4166, ramal 158 e fax (043) 320-4186.

Texto Anterior: OS DEZ MANDAMENTOS DE UMA BOA COLHEITA
Próximo Texto: AS PERDAS NA COLHEITA PERMITIRIAM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.