São Paulo, terça-feira, 31 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Fumetti' são sucesso de venda

ANDRÉ FONTENELLE
DO ENVIADO ESPECIAL

Os "fumetti popolari", revistinhas mensais que custam apenas US$ 2, são o maior sucesso atual no mercado italiano de quadrinhos.
São histórias simples, mas bem elaboradas, que misturam intriga policial, terror e um toque de sensualidade e representam 2,5 milhões de exemplares mensais.
A mais famosa é "Dylan Dog", criada por Tiziano Sclavi, 42. O primeiro número saiu em outubro de 1986 e, desde então, a popularidade do personagem só aumenta.
Dylan é um detetive britânico, cujo auxiliar é um ex-ator chamado Groucho, estranhamente semelhante a Groucho Marx.
As histórias são cheias de referências literárias e cinematográficas. O terror, tema central, é contrabalançado pelo humor.
"Dylan Dog" é lido por todas as classes sociais e rompeu a barreira entre o "fumetto popolare", desprezado pelos especialistas, e o "fumetto dáutore".
A revista especializada "Immagini & Fumetti" procurou definir as razões desse sucesso:
"Dylan agrada os jovens pelo anticonformismo e anti-heroísmo; aos adultos, pelo bom senso e pelos bons sentimentos; e às meninas, porque é bonito e moderno."
Para Carlo Ambrosini, 40, um dos desenhistas da história, Dylan Dog "aborda temas existenciais complexos de uma forma que não existe na tradição popular".
(AFt)

Texto Anterior: Busiek é destaque americano
Próximo Texto: Morre diretor musical de 'My Fair Lady'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.