São Paulo, terça-feira, 31 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mil obuses atingem Bihac em dois dias

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Mais de mil obuses atingiram Bihac nos últimos dois dias, disse a ONU. É o mais intenso ataque contra o encrave muçulmano do noroeste da Bósnia desde o início da trégua acertada há um mês.
Aparentemente, as tropas do Exército bósnio (liderado pelos muçulmanos), que perderam território na semana passada, voltaram à ofensiva contra os sérvios da Bósnia e da Croácia e muçulmanos rebeldes.
As facções em guerra assinaram em janeiro um cessar-fogo para todo o país. Mas as forças sérvias da Krajina (Croácia) e rebeldes muçulmanos não respeitam o acordo.
A principal troca de fogo de artilharia ocorreu na região de Velika Kladusa, no bolsão de Bihac –declarado "área de segurança" pela ONU e sujeito a ação de aviões da Otan.
No leste do país, a ONU enviou ambulâncias a Gorazde para retirar 200 feridos. O comando das forças sérvias que sitiam a cidade liberaram a passagem do comboio.
Os planos também incluíam a utilização de cinco helicópteros.
A operação é considerada pela ONU importante teste da boa vontade num momento em que o respeito à trégua é posto à prova pelas constantes violações em Bihac.
"É a primeira vez em quase dois anos e meio de guerra que as parte em guerra de Gorazde colocam suas assinaturas no mesmo documento", afirmou o porta-voz Alexander Ivanko.

Texto Anterior: Arafat acusa Israel de violar acordo de paz
Próximo Texto: Rússia prevê ataque final à Tchetchênia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.