São Paulo, terça-feira, 31 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rússia prevê ataque final à Tchetchênia

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Exército russo anunciou o assalto final a Grozni, a capital da República da Tchetchênia. Vários civis morreram nos últimos dias vítimas dos ataques russos.
A comissão da Organização pela Segurança e Cooperação na Europa, que investiga a guerra da Tchetchênia, disse ontem que houve violação dos direitos humanos.
"Temos informações de violações antes e durante a operação militar", disse Istvan Giarmati, da comissão que visitou a república.
Segundo a organização, cerca de 150 mil pessoas, em sua maioria velhos, doentes, mulheres e crianças, estão em abrigos na capital em péssimas condições.
"Uma catástrofe humanitária está ocorrendo em Grozni. Essas pessoas não têm água nem remédio", disse Rene Niberg, um dos membros da organização.
Segundo a OSCE, "o uso de Forças Armadas na escala atual e os métodos usados" passaram dos limites aceitáveis pelo Ocidente.
Há denúncias de que o quartel-general russo em operações na Tchetchênia serviria como um centro de tortura.
A OSCE disse duvidar dos números de mortos que estão sendo apresentados pela Rússia.
Os russos afirmam ter perdido apenas 600, muito abaixo dos mais de 5.000 tchetchenos.
Djokhar Dudaiev, o líder tchetcheno, incitou ontem outras repúblicas russas do Cáucaso a se unirem contra o governo russo.

Texto Anterior: Mil obuses atingem Bihac em dois dias
Próximo Texto: Ano novo da China começa hoje sem Deng
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.