São Paulo, domingo, 1 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que são buracos negros?

Nemailla Bonturi, 10, estudante, Mococa, SP
Augusto Damineli Neto, do Instituto Astronômico e Geofísico da USP responde:

``Os buracos negros são objetos que ainda permanecem no plano da teoria e cuja idéia foi proposta há muito tempo, há cerca de 200 anos. A ciência ainda não conseguiu comprovar a sua existência.
``Existem duas maneiras de explicá-los. Imagine uma estrela que emite luz e imagine que a luz seja uma partícula.
``Para que a luz emitida ``escape" da estrela ou do corpo celeste é preciso que haja uma velocidade mínima, que é chamada de velocidade de escape.
``Essa velocidade é necessária também para que um foguete saia da Terra e não volte mais. Na Terra, essa velocidade é de 11 quilômetros por segundo. Em Júpiter, que tem massa maior que a da Terra, a velocidade de escape é de 60 quilômetros por segundo.
``Agora imagine uma estrela com uma massa alguns milhões de vezes maior que a da Terra. Pelo exemplo, pode-se perceber que, quanto maior a massa de um corpo, maior a velocidade de escape. Assim, para que a luz escape dessa estrela, é preciso que tenha velocidade superior à da luz, o que é impossível. Por isso, ela `engole' a própria luz. Daí o nome buraco negro.
``A outra idéia diz respeito à gravidade. Se pudéssemos comprimir um corpo, por exemplo, com massa 100 milhões de vezes maior que a do Sol, produziríamos algo com cerca de três quilômetros de diâmetro, mas com uma gravidade infinita. A luz também não conseguiria escapar.
``Um bom exemplo seria o da Terra. Se pudéssemos comprimi-la até cerca de um centímetro de diâmetro, teríamos uma Terra ``superdensa" e um microburaco negro."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: Último teorema de Fermat levou 350 anos para ser demonstrado
Próximo Texto: Melhor da cozinha de NY vem ao Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.