São Paulo, segunda-feira, 2 de outubro de 1995 |
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Vila de Paranapiacaba pode ser tombada
VICTOR AGOSTINHO
Paranapiacaba, que em tupi significa local de onde se avista o mar, foi construída em 1900 para abrigar os funcionários da São Paulo Railway (SPR), empresa inglesa que construiu estradas de ferro no Brasil. Restam hoje 510 casas na vila, a maioria de madeira, e um patrimônio ferroviário que data de 1867. Os bens estão se deteriorando. Essas casas formaram um tipo de urbanismo inovador para a época, diz a arquiteta Ana Luisa de Castilho. Segundo Castro, São Paulo ``só é a potência econômica que é hoje graças à estrada de ferro Santos-Jundiaí, que passava pela vila". ``Uma tonelada e meia de café, antes da estrada de ferro, demorava três semanas para chegar a Santos. Após a construção da estrada, passou a demorar um dia." O sofisticado sistema de descida dos vagões pela serra do Mar é um capítulo à parte e único na engenharia ferroviária mundial. Como a serra é muito íngreme, os engenheiros ingleses amarravam as composições a cabos de aço controlados por imensas máquinas a vapor. Enquanto uma composição subia a serra, a outra descia. Os motores de quatro casas de máquinas garantiam que os vagões se mantivessem nos trilhos, evitando descarrilhamentos. Texto Anterior: Parque é inaugurado com show de MPB-4 Próximo Texto: Casas estão se deteriorando Índice |
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