São Paulo, segunda-feira, 2 de outubro de 1995
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Vila de Paranapiacaba pode ser tombada

VICTOR AGOSTINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) prepara um processo para decidir o tombamento da vila de Paranapiacaba, em Santo André (Grande SP), na serra do Mar.
Paranapiacaba, que em tupi significa local de onde se avista o mar, foi construída em 1900 para abrigar os funcionários da São Paulo Railway (SPR), empresa inglesa que construiu estradas de ferro no Brasil.
Restam hoje 510 casas na vila, a maioria de madeira, e um patrimônio ferroviário que data de 1867. Os bens estão se deteriorando.
Essas casas formaram um tipo de urbanismo inovador para a época, diz a arquiteta Ana Luisa de Castilho.
Segundo Castro, São Paulo ``só é a potência econômica que é hoje graças à estrada de ferro Santos-Jundiaí, que passava pela vila". ``Uma tonelada e meia de café, antes da estrada de ferro, demorava três semanas para chegar a Santos. Após a construção da estrada, passou a demorar um dia."
O sofisticado sistema de descida dos vagões pela serra do Mar é um capítulo à parte e único na engenharia ferroviária mundial.
Como a serra é muito íngreme, os engenheiros ingleses amarravam as composições a cabos de aço controlados por imensas máquinas a vapor. Enquanto uma composição subia a serra, a outra descia. Os motores de quatro casas de máquinas garantiam que os vagões se mantivessem nos trilhos, evitando descarrilhamentos.

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