São Paulo, segunda-feira, 2 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terceirização é alternativa

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os fornecedores da Volks poderão produzir os componentes dentro da nova fábrica de motores, ao lado da linha de montagem, diz o gerente José Corrêa Rabelo.
Com isso, a Volks pretende, a médio prazo, substituir a importação pela terceirização, modelo que será usado também na fábrica de caminhões, em Resende (RJ).
Outros itens, chamados de periféricos, como bomba de água e bomba de óleo, também virão da Alemanha até que a fábrica consiga um fornecedor nacional.
``Vamos receber conjuntos de peças já montados em módulos e não uma quantidade enorme de peças individuais, como em uma fábrica tradicional", diz Rebelo.
Segundo ele, ainda não há índice definido de componentes importados, pois a Volks quer aumentar a lista de nacionais.
Entre os fornecedores definidos estão Cofap (bloco do motor bruto e anéis), Mahle e KS (pistões), Tupi (coletores de escape) e Bosch (coletores de admissão e sistema de injeção de combustível).
Para Rebelo, ``a logística de produção e fluxo de material é a grande novidade da fábrica".
O layout da fábrica, considerado ideal, vai permitir a redução dos estoques e das operações de transporte de material nas linhas de usinagem e montagem, diz.
O depósito de entrega de peças, por exemplo, estará no máximo a 15 metros da linha de montagem.
``Em uma fábrica tradicional, como a da Anchieta, existem distâncias de 300 metros ou mais entre uma fase de produção e outra", explica. ``É um gasto enorme em mão-de-obra, carrinhos, empilhadeiras, que não acrescentam valor ao produto final", afirma Rebelo.
Consequência: a nova fábrica vai empregar menos mão-de-obra.
Na primeira etapa, a fábrica terá 300 funcionários. Quando estiver a plena carga, serão 700 empregados para fazer 1.800 motores/dia.
Na fábrica de motores da Volks, na Anchieta, são 1.250 funcionários para fazer 1.700 motores/dia.
Rebelo diz que as linhas de usinagem e montagem da nova fábrica serão controladas por sistema eletrônico, que vai permitir uma rápida reprogramação da produção, sempre que necessário.(APF

Texto Anterior: Volks vai precisar importar peças para operar nova fábrica de motores
Próximo Texto: Fundos de 60 dias são os mais rentáveis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.