São Paulo, segunda-feira, 2 de outubro de 1995
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Volks vai precisar importar peças para operar nova fábrica de motores

ARTHUR PEREIRA FILHO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Volkswagen do Brasil vai precisar recorrer à importação em grande escala de componentes para colocar a nova fábrica de motores em operação no segundo semestre do ano que vem.
A montadora anunciará, nos próximos dias, onde será construída a unidade, que consumirá US$ 250 milhões.
A cidade de São Carlos, no Estado de São Paulo, que disputou com Resende, no Rio, a fábrica de caminhões e ônibus, deverá ser a escolhida.
O comunicado oficial será feito por José Ignacio López de Arriortúa, vice-presidente mundial da Volkswagen, que chega esta semana ao Brasil.
Os outros quatro (cabeçotes de cilindro, comandos de válvulas, biela e virabrequim) serão importados da Alemanha.
``Não há ninguém no mercado brasileiro que possa fornecer isso da noite para o dia", diz José Corrêa Rebelo, 46, gerente da nova fábrica da Volkswagen.
Isso ocorre porque, em uma fábrica convencional, essas peças são usinadas (moldadas) dentro da própria unidade e não compradas de fornecedores externos.
Rebelo conta que o objetivo da Volkswagen, ``em uma segunda etapa", será ``encontrar parceiros no país" que entreguem esses componentes.

Primeira fase
A nova fábrica da Volkswagen, que terá 30 mil metros quadrados de área construída, vai produzir, na primeira fase de implantação, 1.200 motores por dia para o Gol ``popular".
O novo motor, conhecido como EA-111, já existe na Alemanha, mas não na versão 1.0.
Esse motor é usado nos modelos Polo e Golf, da Volkswagen, e Cordoba, da Seat (subsidiária espanhola do grupo).
Com a inauguração da fábrica, a Volkswagen deixará de utilizar no Gol 1000 o atual motor AE, produzido pela Ford, em São Bernardo do Campo, no ABCD paulista.
(APF)

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