São Paulo, segunda-feira, 2 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Schumacher se arrisca, vence e está perto do bi

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
ENVIADO ESPECIAL A NURBURGRING

O alemão Michael Schumacher venceu ontem o GP da Europa, disputado em Nurburgring, Alemanha, e se tornou virtual bicampeão da Fórmula 1.
O resultado o deixou 27 pontos à frente do inglês Damon Hill, faltando três prova na temporada 95.
Se Hill vencer todas, soma 30 pontos, o que significa que os pontos de um quarto lugar (3) são suficientes para confirmar o título do alemão, que teria maior número de vitórias na temporada.
Se não bastasse o show que deu sob a chuva em Spa neste ano, Michael Schumacher resolveu transformar o GP da Europa em ponto de referência na história da F-1.
Foi técnico, cerebral e, por vezes, inconsequente. Venceu diante de seu público: 200 mil pessoas se aglomeraram no autódromo, sob um frio de cinco graus. ``Eles mereciam isso", disse o piloto, ao explicar por que arriscou tanto.
Largando da terceira posição, o alemão superou o rival Damon Hill, com o qual iria esgrimir por diversas voltas. Foi ultrapassado, ultrapassou, tocou rodas.
Chegou mesmo a jogar o adversário para fora da pista, em uma manobra discutível. ``Somos esportistas, não motoristas de táxi. Foi uma disputa 100% leal".
O dia não era de Hill. Na volta 40, ao tentar ultrapassar o líder Jean Alesi -que largou com pneus lisos e só fez fez uma parada nos boxes-, acabou tocando na Ferrari e perdendo o bico de seu Williams em um zebra.
Hill conseguiu parar nos boxes, mas voltou para cometer mais um erro e acabar em uma parede de pneus, sozinho, na volta 59.
Pouco antes, no giro 52, Schumacher encostou em Alesi. O alemão, porém, teve que fazer seu terceiro pit stop. Voltou mais de 20 segundo atrás do francês e já sabia que Hill estava fora.
Schumacher resolveu caçar o francês e o alcançou em 11 voltas. Alesi colaborou passando reto em uma chicane. A três voltas do final, o alemão selou sua vitória superando Alesi por fora.

Texto Anterior: Rio Claro continua invicto
Próximo Texto: Na beira da pista, Hill aplaude o adversário
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.