São Paulo, segunda-feira, 2 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grandes redes perdem público nos EUA

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Pela primeira vez na história da televisão norte-americana, uma das três grandes redes (ABC, NBC e CBS) -terminou uma semana em quarto lugar de audiência.
Na última semana da temporada 1994-1995, a segunda de setembro, a CBS ficou atrás da Fox, a rede de propriedade de Rupert Murdoch.
Na primeira semana da nova temporada, a CBS conseguiu retomar o terceiro lugar. Mas continuou em quarto no segmento dos espectadores entre 18 e 49 anos de idade, considerado o mais importante do mercado.
A NBC, que pertence à General Electric, encerrou a temporada anterior em primeiro lugar e começou a atual em segundo. Os quatro programas de maior audiência nos EUA da temporada 1995-1996 pertencem a ela.
A ABC, que está sendo adquirida pela Walt Disney, ficou em primeiro. A CBS, em fase de compra pela Westinghouse, registrou queda de audiência de 16% em relação à primeira semana da temporada 1994-1995.

Ranking
Os números da primeira semana do novo ano foram: ABC com 12,4%, NBC com 11,6%, CBS com 9,9% e Fox com 7,9%. Cada ponto percentual representa 959 mil domicílios.
A única rede que teve crescimento de audiência em relação a igual período do ano anterior foi a Fox. Todas as demais perderam espectadores. A CBS foi quem mais perdeu.
As quatro redes em conjunto tiveram 5% menos espectadores na primeira semana da nova temporada em relação a igual período no ano passado.

Novas redes
Os motivos para o declínio do conjunto da audiência das quatro redes foram o aumento da penetração das redes por cabo e o início de operações de duas novas redes com sinal aberto: a Warner e a Paramount.
A situação da CBS é dramática em termos de perda de espectadores. Nunca houve um processo de deterioração tão profundo da imagem de uma grande rede de TV nos EUA.
Mesmo os grandes astros da rede, como o apresentador de talk show David Letterman, estão sentindo o efeito da progressiva decadência da emissora.
Letterman, que mudou da NBC para a CBS há três anos, tem sido o campeão absoluto do prestigioso horário das 23h30 e sua posição era considerada definitiva.
Mas, nas últimas três semanas, seu concorrente, Jay Leno, da NBC, tem avançado e agora os dois estão praticamente empatados.

Texto Anterior: Comitê prepara centenário no Japão
Próximo Texto: Homem bom é capaz de extremos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.