São Paulo, segunda-feira, 2 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manchete exibe `Cem Anos de Cinema'

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Rede Manchete começa a exibir no próximo domingo, às 22h30, a série internacional ``O Século do Cinema", criada pelo British Film Institute e rebatizada pela emissora brasileira de ``Cem Anos de Cinema".
Entre os diretores dos 18 filmes da série, cada um sobre a cinematografia de um país ou região do planeta, estão o norte-americano Martin Scorsese, o francês Jean-Luc Godard, o inglês Stephen Frears, o japonês Nagisa Oshima e o brasileiro Nelson Pereira dos Santos.
A Manchete vai exibir este ano os dez episódios prontos. Os oito restantes, em variados estágios de produção, vão ficar para o ano que vem e talvez nem sejam exibidos pela mesma emissora.
Quem tem os direitos sobre a veiculação da série na América Latina é a empresa independente carioca Metavídeo, que produziu o episódio de Nelson Pereira.
Com exceção do segmento de Scorsese dedicado ao cinema americano, que tem três horas e meia e é dividido em três partes, todos os episódios duram 52 minutos.
Embora concebida para exibição em TV, a série já teve alguns de seus segmentos, como os de Scorsese, Godard e Nelson Pereira dos Santos, exibidos em festivais internacionais de cinema, incluindo a Mostra Banco Nacional. O episódio de Nelson Pereira, chamado ``Cinema de Lágrimas" e dedicado ao melodrama latino-americano, tem uma versão longa (90 minutos) que deverá ser lançada nos cinemas até o fim do ano.
Os primeiros segmentos que a Manchete vai exibir, sempre aos domingos, serão as três partes do episódio de Scorsese. Em seguida vêm, pela ordem, os filmes de Godard, Frears, Sam Neill (Nova Zelândia), Edgar Reitz (Alemanha), Nagisa Oshima (Japão), Stig Bjorkman (Escandinávia), Donald Taylor Black (Irlanda), Stanley Kwan (China) e Nelson Pereira (América Latina), que será exibido na noite de Natal.
Para 96 ficaram os episódios de Bernardo Bertolucci (Itália) e Nikita Mikhalkov (Rússia).

Texto Anterior: Homem bom é capaz de extremos
Próximo Texto: Série começa com Scorsese
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.