São Paulo, segunda-feira, 2 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série começa com Scorsese

DA REPORTAGEM LOCAL

``Cem Anos do Cinema" começa em grande estilo, domingo, com a primeira parte de ``Uma Viagem Pessoal com Martin Scorsese pelo Cinema Americano".
Misturando trechos de filmes a depoimentos de cineastas, atores e dele próprio, Scorsese dá uma aula sobre a história do cinema industrial americano a partir de filmes significativos.
Nessa primeira parte, que tem o subtítulo ``O Cineasta como Contador de Histórias", ele aborda os limites entre invenção e convenção em gêneros como o ``western", o musical e o filme de gângster, mostrando como a evolução de cada um desses gêneros esteve ligada às mudanças dos tempos.
Na segunda parte (15/10), Scorsese falará sobre ``O Cineasta como Ilusionista", e na terceira (22/10) sobre ``O Cineasta como Contrabandista" e ``O Cineasta como Iconoclasta".
Em seu episódio (29/10), Godard leva a um hotel o ator Michel Piccoli, presidente da comissão francesa do centenário do cinema, e o incita a explicar o sentido das comemorações.
Enquanto Piccoli se explica como pode, desfilam imagens de filmes franceses e frases de críticos. Depois, Piccoli conversa com empregados do hotel, que manifestam total ignorância sobre a história do cinema francês.
O segmento de Frears (5/11) é uma conversa entre cineastas sobre o filme britânico, com destaque para o papel revolucionário da TV inglesa nos anos 60.

Texto Anterior: Manchete exibe `Cem Anos de Cinema'
Próximo Texto: Guias de TVs pagas melhoram serviço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.