São Paulo, segunda-feira, 2 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Airto e Flora festejam volta ao Brasil

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ

Há oito anos sem dar shows no Brasil, o percussionista Airto Moreira, 54, e sua mulher, a cantora de jazz Flora Purim, 53, vão se reencontrar com o público brasileiro.
A miniturnê começa esta quarta-feira no Teatro Cultura Artística, em São Paulo. Depois, se apresentam no 1º Maceió Jazz Festival dias 9 e 10. Em seguida, voltam a São Paulo, onde fazem uma apresentação ao ar livre no parque do Ibirapuera.
O prestígio e o reconhecimento do casal nos Estados Unidos, onde vivem há 28 anos, é grande. Airto Moreira ganhou dois Grammy em 1991. O Grammy é um dos principais prêmios de música nos EUA.
Flora Purim também recebeu o Grammy por duas vezes (1986/87), como melhor intérprete feminina de jazz.
Moreira já tocou com ``monstros sagrados" da música norte-americana, como Miles Davis e Chick Corea, Carlos Santana e Georges Benson, Al Di Meola e Gil Evans.
Depois de cinco anos sem gravar disco solo, Flora lançou no último dia 20, em Los Angeles (EUA), seu mais novo disco, ``Speed of Light". Segundo Moreira, ``é o disco mais aclamado da carreira de Flora na Europa", onde foi lançado há um mês.
O casal participa também do grupo Fourth World (quarto mundo), cujo novo disco ``Encontros do Quarto Mundo" será lançado em agosto na Europa e Estados Unidos. Ele é resultado das gravações de show realizado há dois meses em Amsterdã, na Holanda.
O mesmo show será apresentado em Maceió. A gravadora inglesa do Quarto Mundo quer que o disco do grupo seja lançado comercialmente do Brasil. Flora, segundo Airto Moreira, viria ao Brasil para conseguir ``um distribuidor confiável."
Caso ``Encontros do Quarto Mundo" seja mesmo lançado no Brasil, ele será o primeiro disco do casal a chegar oficialmente ao mercado nacional. Moreira tem 19 discos gravados e Flora, 22.
``A culpa é do tamanho do pensamento das pessoas que estão atrás das escrivaninhas. As gravadoras compram tudo dos Estados Unidos -jazz tradicional, rock-, mas se esquecem das coisas mais criativas, que, caso sejam apresentadas ao público brasileiro, vão agradar", afirmou.
O 1º Maceió Jazz Festival está sendo organizado pela produtora Espace Tropical, uma empresa suíça que criou uma filial em Maceió. A filial brasileira da empresa foi escolhida por Moreira para empresariar seus shows no Brasil.
``Vamos dar uma energia aos alagoanos que eles nunca receberam na vida. No show da Holanda, as pessoas dançavam, gritavam, rolavam no chão com o som. É uma energia interplanetária", afirmou Moreira, paranaense de São José dos Pinhais (região metropolitana da cidade de Curitiba).
Além de Moreira e Flora, outra atração internacional do festival será a banda da Universidade da Flórida, com 24 componentes. Ela tem como solista o trompetista cubano Arturo Sandoval.

Show: Flora Purim, Airto Moreira & Fourth World
Quando: quarta, às 21h
Onde: Teatro Cultura Artística - Sala Esther Mesquita (rua Nestor Pestana, 196, região central da cidade de São Paulo)
Quanto: R$ 40

Show: Flora Purim, Airto Moreira & Fourth World
Quando: dia 15, às 11h
Onde: praça da Paz (parque do Ibirapuera)
Quanto: entrada franca

Texto Anterior: Lang explora outra forma de violência
Próximo Texto: Músico tocou com Miles
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.