São Paulo, segunda-feira, 2 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Músico tocou com Miles

DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ

O percussionista Airto Moreira chegou nos Estados Unidos, no final da década de 60, com o sonho de tocar com os grandes nomes do jazz. O primeiro convite veio depois de dois anos, para tocar com o trompetista Miles Davis.
O resultado da associação entre Moreira e Davis acabou criando um marco histórico para o jazz. Eles fizeram as primeiras experiências mesclando instrumentos elétricos aos acústicos.
Em 1971, começaram os problemas para Moreira e Flora Purim. Sua mulher foi presa e acusada de ter usado heroína. Flora foi condenada a quatro anos de prisão.
Cumpriu um ano e oito meses da pena em uma penitenciária norte-americana e o resto em regime de liberdade condicional. O casal só conseguiu normalizar sua vida profissional a partir de 1974.
Na década de 80, Moreira deixou Davis para fundar o grupo Weather Report, com Joe Zawinul e Wayne Shorter, entre outros.
Moreira ganhou um Grammy na categoria "world music", pelo disco "Planet Drum", disco com Grateful Dead e o baterista Mickey Hart. O segundo Grammy veio com "United Nation Orchestra", em parceria com Dizzy Gillespie.

Texto Anterior: Airto e Flora festejam volta ao Brasil
Próximo Texto: `Aqui é onde venho para recarregar baterias'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.