São Paulo, segunda-feira, 2 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maurício Pereira canta sem `máscaras'

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

Show: Na Tradição
Artista: Maurício Pereira
Onde: Teatro Paulista (r. Vergueiro, 494, tel. 287-2782)
Quando: terça e quarta, até 25 de outubro, às 21h
Quanto: R$ 10

O cantor e compositor Maurício Pereira, 35, lança seu disco solo, ``Na Tradição", despido das máscaras dos personagens que o acompanharam nos Mulheres Negras e na Banda Fanzine.
``Eu trabalhava com o lado teatral antes da música. As músicas serviam para os personagens. Agora as canções são mais importantes", diz.
Não que com isso ele tenha abdicado do seu lado lúdico. ``Bom humor é um estado de espírito, mas eu não persigo mais a gag."
No espetáculo do disco solo ele busca reviver as canções, ``com início, meio e fim."
Algo que ele já exercitava um pouco na Banda Fanzine, quando cantou cerca de 600 músicas em dois anos -de Odair José a Caetano Veloso, passando por Ratos de Porão. ``Foi uma escola maluca de crooner", brinca.
``Canções nunca são modernas nem antigas. A estrutura não mudou muito desde a Idade Média."
É lógico que ele faz isso à sua maneira. Da forma mais inquieta possível. ``Tenho a curiosidade de um mecânico desmontando as canções para ver como elas funcionam", diz.
O espetáculo reúne composições próprias, releituras de clássicos da MPB, versões de músicas estrangeiras e alguma coisa dos trabalhos anteriores -como ``Música Serve Para Isso", de Os Mulheres Negras.
Tanto o disco quanto o show são expressões do desejo de Pereira de fazer música simples e popular sem deixar de ser guerrilheiro.
Usa a linguagem pop e quer tocar no rádio, mas não abre mão de experimentar e forçar as formas.
A mistura é vista como um acidente geográfico. ``Meu trabalho é paulistano da gema. São Paulo é uma cidade que mistura tradição e modernidade, senhoras de Santana e punks da periferia. Há muitos italianos e muitos nordestinos. Há muita brutalidade e também existe velocidade na informação. Sou um reflexo da cidade."
O show terá várias surpresas, como a participação da Banda Paralela (com a ala de sopros da Banda Sinfônica Municipal).
Dependendo do humor -dele e da platéia-, o cardápio musical pode incluir uma leitura jazzística de ``A Lua e Eu", de Cassiano, ``Curitibada", de Tonico e Tinoco, ou uma versão de ``Ebony and Ivory", de Paul McCartney e Stevie Wonder.
Certo mesmo está a versão para uma música do Menudo, ``Sobe em Minha Moto" de deixar arrepiadas as tietes remanescentes do grupo porto-riquenho. ``Detonei a harmonia e a levada. Quero ver algum fã do Menudo reconhecer a música", desafia.

Texto Anterior: Denise Fraga foge da imagem de gaiata
Próximo Texto: Exposição mostra selos históricos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.