São Paulo, terça-feira, 3 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GANGORRA NO PMDB

QUEM GANHA
Orestes Quércia
A influência do ex-governador paulista no partido deve aumentar. Um de seus aliados mais fiéis, o deputado Marcelo Barbieri (SP), foi eleito 1º vice-presidente na chapa de Paes de Andrade (CE).

José Sarney
Paes de Andrade deve muito a Sarney. Aliados do ex-presidente, como os senadores Jader Barbalho (PA) e Renan Calheiros (AL), foram os principais articuladores da campanha vitoriosa.

Paes de Andrade
Apesar de ter o Palácio do Planalto trabalhando contra e uma imagem desgastada na opinião pública, costurou acordo com diversas correntes do partido e bateu Alberto Goldman.

QUEM PERDE
PMDB
A eleição -decidida por apenas um voto de diferença- mostrou que o partido está profundamente dividido. O clima de discórdia ficou ainda mais acirrado com o pedido de anulação do resultado feito pela chapa perdedora, que considerou a votação ``ilegítima".

Fernando Henrique Cardoso
A chapa vitoriosa está disposta a exigir uma ``participação mais efetiva nos centros de decisão do governo" -ou seja, mais cargos. O grupo ligado a Paes de Andrade também critica a política econômica do governo e pode atrapalhar o andamento das reformas.

Ministros
Os gaúchos Nelson Jobim (Justiça) e Odacir Klein (Transportes) e o paraibano Cícero Lucena (secretário de Políticas Regionais) apoiaram Alberto Goldman e podem perder o respaldo do partido.

Texto Anterior: Paes faz críticas ao programa de FHC
Próximo Texto: Goldman vê pressão com verba pública
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.