São Paulo, terça-feira, 3 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NEC reconhece falha nas centrais telefônicas

ELVIRA LOBATO
DA REPORTAGEM LOCAL

A NEC do Brasil (associação das Organizações Globo com a NEC Corporation, do Japão) admitiu que as panes nas ligações interurbanas e internacionais ocorridas em São Paulo foram provocadas por falhas no programa de comando das centrais telefônicas.
Gilberto Garbi, presidente da empresa, afirmou à Folha que a Embratel estava certa ao afirmar que as panes eram causadas por problemas no software (programa de comando) das máquinas.
As quatro maiores centrais telefônicas da Embratel responsáveis pelo tráfego de ligações interurbanas e internacionais no Estado, instaladas em São Paulo, foram fornecidas pela NEC de 89 a 94.
A central mais afetada (na rua dos Ingleses, centro) é uma das maiores do mundo, com 43,2 mil troncos, custou cerca de US$ 20 milhões e pertence à última geração de centrais da NEC, chamada Neax.
A última pane dessa central, ocorrida na quinta-feira da semana passada, foi acompanhada por engenheiros japoneses enviados ao Brasil pela NEC Corporation.
A central parou de funcionar às 10h. Às 12h, poderia ter sido religada, mas ficou mais meia hora fora do ar para que os engenheiros pudessem estudar o problema.
Segundo Garbi, na madrugada de quinta para sexta, os engenheiros fizeram modificações no software da máquina, baseados nos dados coletados durante a pane.
Eles constataram que o software tem falhas na execução de um protocolo internacional chamado ``sinalização número 7", criado para dar maior velocidade de comunicação entre grandes centrais.
O programa que comanda as operações deveria ser capaz de bloquear o excesso de chamadas e organizar o fluxo, mas as máquinas não reagem aos comandos.
A expectativa da NEC, segundo Garbi, é de que os problemas tenham sido eliminados, mas o teste final ocorrerá hoje e depois de amanhã -o maior volume de chamadas ocorre às terças e quintas.
Os problemas surgiram quando as centrais passaram a trabalhar próximas do limite de sua capacidade. Segundo Garbi, a NEC vai trocar o software das centrais Neax que fornecidas à Embratel.

Texto Anterior: Resultado oficial sai até quinta-feira
Próximo Texto: Ação questiona Telebrasília
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.