São Paulo, terça-feira, 3 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Obra em favela na represa de Guarapiranga é entregue hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo e o governo estadual entregam hoje as primeiras obras do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia de Guarapiranga na favela 7 de Setembro, na zona sul.
O objetivo da medida, segundo o secretário municipal da Habitação, Lair Krahenbuhl, é melhorar as condições de infra-estrutura no local e reduzir a emissão de esgoto doméstico na represa.
Cerca de 3 milhões de pessoas, segundo a Sabesp, são abastecidas pela água da represa, incluída na Lei de Proteção Ambiental, de 76.
Essa lei estadual objetivava proteger a área de mananciais, o que não aconteceu. Hoje, um terço da área está tomado por cerca de 200 loteamento clandestinos e 183 favelas. Estima-se que 350 mil pessoas morem na região da represa.
Se a tendência de ocupação de Guarapiranga não for revertida, 1,5 milhão de pessoas devem estar morando na área daqui a cinco anos, o que comprometeria definitivamente a qualidade da água.
O Projeto SOS Guarapiranga -convênio entre o Estado e prefeituras- pretende disciplinar a ocupação da área da represa.
O Banco Mundial financia parte do projeto, que prevê a remoção de moradores e, quando isso não for possível, a melhoria das condições de de infra-estrutura.

Texto Anterior: Maior custo de empresas pode elevar tarifa de ônibus em SP
Próximo Texto: `Sabesp demora para atender' diz usuária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.