São Paulo, terça-feira, 3 de outubro de 1995
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Friday's abre 1º restaurante no Brasil

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A rede de restaurantes norte-americana T.G.I Friday's (Thanks God! It's Friday) inaugura amanhã sua primeira loja no país, com investimento de US$ 1,5 milhão.
O restaurante, localizado na zona sul de São Paulo, traz um novo conceito de alimentação no país, o ``casual dining", no qual descontração e divertimento estão aliados a comidas e a bebidas.
``A loja mescla o restaurante e o bar com a descontração. Um funcionário, por exemplo, pode fazer malabarismos enquanto prepara um drink. Tudo para envolver e divertir o cliente", diz Sérgio Facchini, sócio do empreendimento.
Marcos Gouvêa, consultor de varejo e sócio da Friday's, diz que o ``casual dining" foi identificado como um novo nicho da alimentação ainda não existente no Brasil.
Gouvêa afirma que a loja não é um ``fast-food", como McDonald's ou Arby's. No mundo, seus principais concorrentes são a Red Lobster e a Houlighan's, ainda desconhecidos dos brasileiros.
Pesquisa
Segundo Gouvêa, pesquisa de sua empresa de consultoria baseada em dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que entre os gastos dos brasileiros com consumo, 32% são com alimentação. E, deste total, 28% são com comida fora de casa.
Essa porcentagem, ainda segundo a pesquisa, tem crescido nos últimos anos.
Um exemplo desse potencial, diz Andy Simpson, diretor de operações da Friday's para a América Latina, é que a rede está inaugurando, neste ano, uma loja por semana no mundo. Já tem restaurantes abertos em 19 países e contratos assinados em outros 55.
A loja brasileira é a 353ª da rede, fundada em 1965 e que deve faturar US$ 1 bilhão em 1995. A Friday's pertence ao grupo norte-americano Carlson Companies.
Na América Latina serão abertos, até o final do ano, três restaurantes além do brasileiro. No começo de 1996 será inaugurada a primeira loja argentina.
``Nosso objetivo é atuar nos maiores continentes e o Brasil é certamente um bom mercado", diz Simpson.
As negociações brasileiras com a Friday's demoraram cerca de um ano. O contrato prevê a inauguração de 25 lojas no país (três até 1997 e, depois, duas lojas novas por ano).
Facchini conta que os sócios devem ter 51% do capital de cada restaurante e ser responsáveis por sua operação.
Ele diz ainda que os três sócios brasileiros formaram a empresa HDQ e se associaram a dez investidores individuais para bancar a primeira loja paulista.
As próximas lojas, diz o empreendedor, certamente contarão com a participação financeira de fundos de pensão.
A segunda loja brasileira, também orçada em US$ 1,5 milhão, deve ser inaugurada no início de 1996, nos Jardins (bairro da zona sul paulistana).
Toda a decoração e material de cozinha foram importados dos Estados Unidos.
Sexta-feira
Gouvêa conta que a loja deve atender às classes A e B, com público entre 20 e 45 anos, principalmente. O prato mais caro, um salmão, custa R$ 15,80.
Para fazer jus ao nome (em português, Obrigado, Deus, hoje é sexta-feira), toda 0h de sexta-feira haverá um ``happening" no local, como malabarismos, shows etc.
Para treinar os 120 funcionários da Friday's brasileira e ensinar os malabarismos e as noções de atendimento aos clientes com descontração, 15 funcionários das lojas norte-americanas vieram ao Brasil. Os gerentes brasileiros passaram seis meses nos Estados Unidos em treinamento.
No mês que vem, vai acontecer uma competição entre os funcionários de todas as Friday's.

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