São Paulo, terça-feira, 3 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco lança primeira moeda ``eletrônica"

DA SUCURSAL DO RIO

O Banco do Brasil e a empresa Mitel lançam nesta quinta-feira, na Ocktoberfest (Blumenau, SC), o cartão Proton, primeira experiência de dinheiro eletrônico no país.
Trata-se de um cartão semelhante ao atual cartão magnético, contendo um chip de computador que lhe permite ser ``carregado" com dinheiro da conta corrente em um terminal bancário. A carga máxima deverá ser de R$ 200.
Esse dinheiro pode ser usado para pagar qualquer produto, desde que o vendedor possua o aparelho receptor portátil.
O aparelho armazena os valores recebidos e no final do dia eles são transferidos, via telefone, para a conta corrente do comerciante.
Segundo Eduardo Rodrigues, diretor da Mitel, o ``porta-moedas eletrônico" não protege o dinheiro do portador contra roubo. Como não terá uma senha de acesso, qualquer pessoa poderá usá-lo.
Na conta bancária e no terminal do comerciante o sistema é totalmente seguro, segundo ele. O carregamento do cartão e a transferência para a conta só poderão ser feitos mediante senha.

Texto Anterior: Scania lança um ônibus de dois andares
Próximo Texto: Clientes preferem CDB e curto prazo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.