São Paulo, terça-feira, 3 de outubro de 1995 |
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`Mortais' também `dirigem' um Indy
MAURO TAGLIAFERRI
A reportagem da Folha testou, sábado, no interior de Ohio (EUA), o Reynard/Ford usado por Mauricio Gugelmin na temporada de 95. O carro tinha 170 hp (cavalos de potência) a menos que o usual. Mesmo assim, sobraram 650 hp. Para efeito de comparação, o modelo (de passeio) brasileiro com maior potência, o Ômega, tem 168 hp. Um Indy pode atingir os 400 km/h. No teste de sábado, o repórter da Folha não passou dos 100 km/h. Mas algumas lições puderam ser tiradas. 1 - Não tente ligar o carro sozinho. É preciso um motor de arranque elétrico, encaixado na traseira do veículo, para dar o giro mínimo ao Ford V8 turbo. 2 - A embreagem é ``dura", ou de difícil pressão, e tem curso reduzido. O novato tem de tomar cuidado para o carro não sair ``aos pulos". 3 - O câmbio de seis marchas é sequencial e não em forma de ``H", como nos carros de passeio. As marchas são mudadas uma a uma. Não dá, por exemplo, para reduzir da quinta para a segunda com uma só troca. 4 - O acelerador e o freio respondem rápido à pisada. É possível esperar para frear dentro da curva e se deve ter cuidado para não acelerar demais na saída. O carro pode rodar. O melhor, para o iniciante, é aguardar o carro corrigir sua trajetória e, só aí, acelerar. 5 - Olhe para a frente e não se assuste com a altura do cockpit. Não se vê o bico do carro. Esqueça do painel e dos retrovisores. Para um novato, não há tempo para observá-los. O melhor é se concentrar em decorar o circuito e em prever o comportamento do carro. A curva chega mais rápido do que se pensa. 6 - Cuidado com o giro do motor. O limite são 14 mil rotações por minuto (rpm), mas a mudança das marchas se dá, no máximo, com 13,5 mil rpm. Uma luz amarela começa a piscar acima do painel quando o motor atinge os 12 mil giros. 7 - Acelere. Só com a velocidade os pneus são aquecidos a ponto de conferir aderência ao carro e as peças aerodinâmicas começam a funcionar, ``grudando" o carro no solo. Texto Anterior: Vitorioso nos EUA, Nivaldo corre em SP Próximo Texto: Segredo é respeitar o carro e aprender devagar Índice |
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