São Paulo, terça-feira, 3 de outubro de 1995
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`Mortais' também `dirigem' um Indy

MAURO TAGLIAFERRI
ENVIADO ESPECIAL A COLUMBUS

Está provado. Um simples mortal, acostumado a dirigir apenas carros de passeio e sem nenhuma pretensão a piloto, é capaz de colocar um carro de Indy em movimento e, mais importante, mantê-lo assim.
A reportagem da Folha testou, sábado, no interior de Ohio (EUA), o Reynard/Ford usado por Mauricio Gugelmin na temporada de 95.
O carro tinha 170 hp (cavalos de potência) a menos que o usual. Mesmo assim, sobraram 650 hp. Para efeito de comparação, o modelo (de passeio) brasileiro com maior potência, o Ômega, tem 168 hp.
Um Indy pode atingir os 400 km/h. No teste de sábado, o repórter da Folha não passou dos 100 km/h. Mas algumas lições puderam ser tiradas.
1 - Não tente ligar o carro sozinho. É preciso um motor de arranque elétrico, encaixado na traseira do veículo, para dar o giro mínimo ao Ford V8 turbo.
2 - A embreagem é ``dura", ou de difícil pressão, e tem curso reduzido. O novato tem de tomar cuidado para o carro não sair ``aos pulos".
3 - O câmbio de seis marchas é sequencial e não em forma de ``H", como nos carros de passeio. As marchas são mudadas uma a uma. Não dá, por exemplo, para reduzir da quinta para a segunda com uma só troca.
4 - O acelerador e o freio respondem rápido à pisada. É possível esperar para frear dentro da curva e se deve ter cuidado para não acelerar demais na saída. O carro pode rodar.
O melhor, para o iniciante, é aguardar o carro corrigir sua trajetória e, só aí, acelerar.
5 - Olhe para a frente e não se assuste com a altura do cockpit. Não se vê o bico do carro. Esqueça do painel e dos retrovisores. Para um novato, não há tempo para observá-los.
O melhor é se concentrar em decorar o circuito e em prever o comportamento do carro. A curva chega mais rápido do que se pensa.
6 - Cuidado com o giro do motor. O limite são 14 mil rotações por minuto (rpm), mas a mudança das marchas se dá, no máximo, com 13,5 mil rpm.
Uma luz amarela começa a piscar acima do painel quando o motor atinge os 12 mil giros.
7 - Acelere. Só com a velocidade os pneus são aquecidos a ponto de conferir aderência ao carro e as peças aerodinâmicas começam a funcionar, ``grudando" o carro no solo.

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