São Paulo, terça-feira, 3 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Defesa frágil derruba favoritos

VALMIR STORTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Apontados como favoritos ao título antes do começo da competição, Corinthians e Flamengo dividem hoje a penúltima colocação no Campeonato Brasileiro.
O campeão paulista e o vice do Rio de Janeiro buscam explicações para a péssima campanha na competição. Mas as estatísticas apontam o culpado: as defesas.
O Corinthians já sofreu 16 gols, e o Flamengo, 15 -médias de 1,60 e 1,56 gol sofrido por partida.
O Fluminense, dono da melhor defesa do campeonato, levou 0,4 gol por jogo.
A rotatividade de zagueiros é apontada como causa principal do mau desempenho do setor.
No começo da competição, o Corinthians teve problemas com as ausências de Henrique e Célio Silva -o primeiro para se recuperar do estresse do Paulista-95 e o outro para renegociar seu contrato.
Depois foram as suspensões dos laterais Silvinho e Vítor, do volante Ezequiel e do goleiro Ronaldo.
``O futebol é um jogo de conjunto. Se não conseguimos manter o time, fica muito difícil manter um esquema de jogo", lamenta o técnico Eduardo Amorim.
As ausências têm obrigado o treinador a improvisar jogadores em funções defensivas, como Marcelinho Souza na lateral direita e André Santos na lateral esquerda.
Resultado: o time corintiano perdeu rigor na marcação.
A equipe deixou o patamar de 156 desarmes por partida, alcançado na segunda fase do Paulista, e agora está recuperando a bola 145 vezes, uma redução de 7%.
No Flamengo, o técnico Washington Rodrigues aponta a falta de laterais para auxiliar o trabalho do meio-campo.
``Tive que usar o Leonardo, imaturo, em quatro partidas, o que dificulta muito", disse.
A equipe já teve suspensos os laterais Lira e Robson e os zagueiros Cláudio e Agnaldo.
Enquanto Palmeiras e Fluminense, que ainda podem vencer seus grupos, são desarmados 36 vezes por jogo, Corinthians e Flamengo perdem a posse de bola 42 e 41 vezes.
Caso fiquem nas duas últimas colocações no torneio, Flamengo e Corinthians terão que disputar repescagem para fugir da segunda divisão.

Texto Anterior: Edinho joga amanhã pela Supercopa; Fifa planeja a criação de uma liga de clubes; Djalminha é julgado hoje pela 2ª vez; Jair Pereira pede demissão no Vasco; A FRASE; Brasil conquista duas vagas na Olimpíada; Justiça ouve acusado de agredir torcedor
Próximo Texto: `Só mudo ataque se for maluco'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.