São Paulo, terça-feira, 3 de outubro de 1995
Texto Anterior | Índice

Acessório em mau estado não sintoniza AM

DA REPORTAGEM LOCAL

Um teste rápido para saber se a antena está com defeito é sintonizar uma estação de rádio com frequência AM: má recepção ou chiados constantes são sintomas de problemas na instalação ou conservação do acessório.
``As emissoras AM emitem sinais mais fracos e, se a antena não estiver em boas condições, a recepção será falha", diz Marcos Gitti, consultor técnico da Arlen.
Interferências são problemas comuns em grandes cidades -mas nem sempre estão relacionadas às condições de uso da antena.
Ruas próximas à av. Paulista e ao bairro do Sumaré (zona oeste) são mais sujeitas à sobreposição de ondas, pelo acúmulo de antenas retransmissoras (de rádio e TV).
Alguns componentes eletrônicos do carro também podem gerar interferências e chiados. ``Injeção eletrônica de combustível, por exemplo, deixa o rádio mais sujeito a problemas", afirma Samir Guirguis, da Automania.
Supressores de ruídos (bobinas com fios de cobre) podem resolver parte do problema -custam, em média, R$ 30 e são instalados no pólo positivo do aparelho.
Na hora da instalação, o aterramento (instalação de um fio terra, que evita descargas elétricas) deve ser cuidadoso -a falta do fio também pode acarretar perda do sinal.

Texto Anterior: Conheça as opções de antenas para carros
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.