São Paulo, quarta-feira, 4 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pará cria delegacia de conflitos fundiários

ESTANISLAU MARIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

A Secretaria de Segurança Pública do Pará criou a primeira Delegacia Especial para Conflitos Fundiários do país.
Os 17 policiais civis indicados para a nova delegacia começaram o treinamento anteontem. A delegacia vai abrigar 4 delegados, 11 investigadores e 2 escrivães.
Nesta semana, eles estarão participando de seminários com o secretário de Segurança, Paulo Sette Câmara, e representantes da Polícia Federal, Iterpa (Instituto de Terras do Pará), Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Ministério Público e Ministério da Justiça.
``Os policiais devem ter uma visão geral da questão fundiária. Vamos parar de tratar os conflitos pura e simplesmente como homicídios", disse o secretário.
A nova delegacia vai enfrentar o problema da falta de equipamento. Nenhum veículo ou armamento novo foi comprado.
Segundo o secretário, como a atuação será em todo o Estado, será usado o material existente nas delegacias locais.
Na próxima semana, os policiais assumem uma sala da Delegacia Geral da Polícia Civil, em Belém. Eles vão inicialmente se inteirar dos atuais conflitos e denúncias existentes no Pará.
No dia 1º de novembro, a nova delegacia será oficialmente nomeada e começa a atender ao público.
``Nós precisávamos de uma atenção exclusiva para o campo. Essa delegacia deve olhar os conflitos como um problema social", afirmou Câmara.
O delegado Éder Mauro, 31, que investigava assaltos a banco e assassinatos na Dioe (Delegacia de Investigações e Operações Especiais), vai comandar a equipe.

Texto Anterior: 98 sem-terra invadem Incra em Aracaju
Próximo Texto: `Mirante do Paranapanema já é uma causa perdida', diz fazendeiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.