São Paulo, quarta-feira, 4 de outubro de 1995 |
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Evangélicos têm guia de serviços próprio
FERNANDO MOLICA
Lançado em agosto passado, o "Página Azul" define-se como um "guia cristão de serviços". O nome é uma referência ao "Páginas Amarelas", tradicional lista telefônica comercial. Com 56 páginas impressas em azul e periodicidade trimestral, a publicação é uma espécie de almanaque que, entre anúncios, citações bíblicas, textos de pastores e notas informativas, procura incentivar o comércio entre os integrantes da comunidade evangélica. A colaboração com Deus será feita, de acordo com o texto, de forma indireta: parte do pagamento na compra dos produtos ou serviços "será convertido em dízimo para a glória do Senhor". O dízimo corresponde a 10% do salário ou rendimentos que cristãos, principalmente evangélicos, costumam destinar a suas igrejas. O editorial ressalta que, ao preferir os serviços anunciados no guia, o crente terá maior proteção contra os maus comerciantes. Segundo o texto, os evangélicos sempre se comportam "de maneira correta" e, às vezes, são alvo de desonestidade por parte dos "filhos das trevas". É esse raciocínio que faz com que alguns evangélicos incluam versículos bíblicos em anúncios, cartazes e mesmo nas fachadas de seus estabelecimentos -isso, para deixar claro a fé religiosa do dono daquele negócio. O antropólogo afirma que a vinculação entre ética e religião está gerando a criação de agências de empregos que privilegiam candidatos evangélicos. Lembra ainda que anúncios de agências de empregadas domésticas costumam destacar a disponibilidade de candidatas evangélicas. A primeira edição do "Página Azul" teve uma tiragem de 15 mil exemplares, distribuídos, principalmente, em igrejas evangélicas. O guia foi lançado pela editora Jeovah Jireh Shallon (Deus da Provisão e da Paz), criada pelo cabo da Polícia Militar do Rio Phinéas Valladão Filho, ligado ao Ministério Jesus Cristo é a Porta, uma igreja evangélica. O editor afirmou que Deus o inspirou a criar o "Página Azul. "Tenho fé em Deus e nos negócios, disse ele. Confiante na iniciativa, Valladão afirmou que o próximo número do guia deverá ter quase 100 páginas, quase o dobro da primeira edição. O número de anúncios -pouco mais de 50 no primeiro número- também deverá aumentar, disse. Texto Anterior: Líder dos sem-terra diz que eles já deram `trégua de quase 500 anos' Próximo Texto: Publicidade revela credo do anunciante Índice |
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