São Paulo, quarta-feira, 4 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Folha traz previsão do tempo de 4 dias

DA REDAÇÃO

A Folha estréia hoje a sua nova página de previsão do tempo, feita com dados processados por um supercomputador.
A margem de acerto de 60%, que os meteorologistas sempre consideraram aceitável, passará para mais de 90% nas previsões para 24 horas.
A Folha é, a partir de hoje, o primeiro jornal do país a publicar a previsão do tempo com quatro dias de antecedência.
A página, que antes tinha dois mapas, agora vai contar com 11. Eles trarão a previsão do tempo (chuvoso, nublado etc.), da quantidade de chuvas e da temperatura para o Brasil e o Estado de São Paulo (veja no quadro ao lado como é e que informações traz a nova página).
O mapa com a previsão da precipitação vai trazer dados sobre as chuvas acumuladas que deverão ocorrer nas regiões nas próximas 24 horas, ou seja, uma previsão de 10 mm -por exemplo- para a região Sul, não quer dizer que vai chover os 10 mm em toda a área.
Pode chover em Porto Alegre (RS) e fazer sol em Passo Fundo (RS). A previsão diz respeito à média que ocorrerá no local.
A seção será produzida com dados fornecidos pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Supercomputador
O supercomputador NEC SX-3/12-R foi produzido no Japão e instalado no Cptec, em Cachoeira Paulista (195 km a nordeste de São Paulo), em novembro do ano passado. Ele custou cerca de US$ 17 milhões ao governo brasileiro.
O aparelho é um dos mais modernos do mundo e, segundo o chefe do Cptec, Carlos Nobre, 44, é o único a fazer previsões numéricas de tempo e estudos meteorológicos no país.
Por intermédio de um convênio com a Funcate (Fundação de Ciência e Tecnologia e Aplicações Espaciais), a Folha terá acesso aos dados processados pelo supercomputador.

Benefícios
Segundo o chefe do Cptec, vários setores da economia podem se beneficiar com a melhora na qualidade da previsão do tempo.
``É importante que os tomadores de decisão tenham esses dados disponíveis com facilidade e rapidez. E o leitor da Folha se enquadra nesse perfil", disse Nobre.
A previsão com maior antecedência, com margem de acerto de 60% a 70%, permitirá um planejamento mais eficiente em vários setores, como na agricultura.
As informações obtidas pelos cálculos do supercomputador são divulgadas também para usuários como a Marinha, o sistema de controle de vôo da Aeronáutica e o Ministério da Agricultura.
Os dados estarão disponíveis publicamente, por meio da Internet (sistema que interliga redes de computadores no mundo todo) ou via Renpac (serviço de transmissão de dados da Embratel).

Texto Anterior: Arquivo tem 300 mil manuscritos
Próximo Texto: Navio e satélite dão informações iniciais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.