São Paulo, quarta-feira, 4 de outubro de 1995
Próximo Texto | Índice

Cresce uso do cheque pré-datado

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

O consumidor voltou a usar com maior frequência o cheque pré-datado em setembro.
No mês passado, a fatia dos pré-datados foi de 63,07% do total de cheques recebidos pelas lojas em todo o país.
Em julho e agosto, a participação dos pré-datados ficou praticamente estável, ao redor de 60%.
Os números são da Teledata, especializada em garantir o pagamento dos cheques recebidos pelo comércio e pela indústria. Em setembro, a empresa recebeu 2,4 milhões de consultas sobre cheques.
Segundo Deolinda Victória, gerente de marketing, a tendência é o pré-datado voltar a responder por dois terços do total dos cheques garantidos, isto é, o mesmo patamar do último trimestre de 94.
A retomada do pré-datado reflete, diz ela, a queima de estoques.
``As lojas estão na hora derradeira e não querem virar o ano com produto. Por isso, começaram a fazer de tudo para vender, inclusive voltaram a dar mais prazo."
Também o afrouxamento das restrições ao crédito em agosto, que injetou mais dinheiro na economia, deu ao lojista fôlego para voltar a aceitar o pré-datado.
Nos supermercados, por exemplo, o pré-datado foi uma das armas usadas pelas redes na guerra de promoções, diz Firmino Rodrigues Alves, presidente da Associação Paulista de Supermercados.
Apesar de a fatia do pré-datado ter crescido, a emissão de cheques sem fundos caiu pelo segundo mês consecutivo.
Em setembro, os cheques sem fundos responderam por 2,43% do total de cheques garantidos pela empresa no país. A queda foi de 13,21% em relação a agosto.
Em São Paulo o calote diminuiu ainda mais em setembro. Os cheques sem fundos responderam por 2,36% dos garantidos, com queda de 16,61% sobre o mês anterior.

Próximo Texto: Novo mico; Ciranda arriscada; Corrente quebrada; Em queda; Curva mantida; Sem alongar; Sem negócios; Seguro mexicano; Em retificação; Voto dos acionistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.