São Paulo, quarta-feira, 4 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Visual é atração no CD `Romeo & Juliet'

ANDREW GREENLEES
DO PAINEL

O estilo do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare (1564-1616) é marcado pela busca de novas palavras, pelo jogo com os significados. Há um paralelo com a multimídia de hoje: tenta-se encontrar uma linguagem para interligar, via micro, texto, som e imagem. O CD-ROM ``Romeo & Juliet" ajuda nessa exploração.
A versão em computador de uma das peças mais famosas de Shakespeare é visualmente atraente e oferece boas soluções para transmitir grande variedade de informações e análises sobre a obra, o autor e seu tempo.
Além, é claro, da íntegra do texto, o CD traz a versão completa em áudio e trechos do vídeo da peça produzido pela BBC.
É importante lembrar: está tudo em inglês. E com sotaque bem britânico, como o da entrevista feita pela BBC com John Gielgud, ator que esteve em várias montagens.
A discreta mas permanente presença do menu na base da tela ajuda a navegação pelos tópicos.
Ao acionar a peça, o usuário terá o fundo da tela ocupado por belas gravuras de época.
À esquerda fica o texto com a história do trágico amor de Romeu e Julieta. Imagens dos personagens vão surgindo à direita, como cenários baixados durante uma apresentação teatral.
Pode haver aí um problema. Quando muda a página do texto na tela, é possível perder por alguns segundos a sincronia com o som.
O menu oferece um resumo bem feito da obra. E há informações sobre cada um dos personagens. Atenção especial é dedicada à biografia de Shakespeare.
Nas análises dos temas (amor, morte, família), no entanto, há texto demais na tela. No capítulo das opiniões dos críticos teatrais, esse problema é contornado com o uso de áudio e vídeo.
Para evitar demora quando se aciona um trecho de vídeo, é importante seguir as recomendações do fabricante: um 486DX e 8 Mbytes de memória. O preço de lançamento no Brasil é R$ 69.
O CD foi lançado pela Attica Cybernetics, Harper Collins Publishers e BBC Education. É distribuído no Brasil pela LASoft.

Texto Anterior: Bandidos da telefonia atacam os celulares
Próximo Texto: Placa-mãe é a espinha dorsal do computador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.