São Paulo, quinta-feira, 5 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Incêndio em aldeia do PA não é controlado

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM (PA)

A equipe do Corpo de Bombeiros de Marabá (500 km ao sul de Belém) não conseguiu chegar ontem até a serra das Andorinhas, no sul do Pará, onde um incêndio já consumiu pelo menos 10,4 mil hectares da reserva dos índios aikewer.
O fogo, ainda não controlado, está destruindo desde segunda-feira a mata nativa e a roça da aldeia indígena. Também há animais raros na área, como onças pintadas e tamanduás-bandeira.
Os bombeiros sairiam ontem pela manhã de Marabá, mas como não têm veículos eles dependiam de um caminhão do Exército, que só foi liberado no final da tarde.
A reserva indígena Suruí, entre São Geraldo e São Domingos do Araguaia (480 km ao sul de Belém), fica a 140 km de Marabá e tem uma área de 26 mil hectares. O fogo já destruiu 40% dela, o equivalente a 14.565 campos de futebol.
Hoje deverão ser enviados para o local 15 bombeiros, mais dois funcionários da Funai (Fundação Nacional do Índio) e dois do Ibama (Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Para combater o fogo, eles contarão com a ajuda dos 180 índios da reserva.
Os bombeiros não sabem qual a situação que vão enfrentar e nem as proporções atuais do incêndio. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros, Orlando Frade, dependendo do vento a extensão coberta pelo fogo pode ter duplicado.

Texto Anterior: Presos menores acusados de assassinato
Próximo Texto: Moral
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.